Significado de Estigma

O que é Estigma:

Estigma é uma cicatriz provocada no corpo por uma ferida ou machucado, caracterizando também uma pinta ou sinal natural do corpo.

No âmbito religioso, o estigma é o nome dado para as feridas feitas por alguns santos e religiosos em seus corpos, na tentativa de representar as chagas de Jesus Cristo.

Como um sentido figurado, a palavra estigma ainda tem o significado de algo que é considerado ou definido como indigno, desonroso ou com má reputação.

Provavelmente, este significado se originou a partir de uma antiga acepção atribuída ao termo estigma, quando era hábito fazer uma marca com ferro quente nos braços e ombros dos criminosos ou escravos.

Este estigma ajudava a identificar na sociedade qual indivíduo era dotado de má reputação ou que havia cometido alguma espécie de crime.

Estigma social

No estudos da sociologia, o conceito de estigma social está relacionado com as características particulares de um grupo ou indivíduo que seguem o oposto das normais culturais tradicionais de uma sociedade.

Ou seja, tudo o que não é considerado um padrão cultural social é tido como um estigma para aquela sociedade.

Por exemplo, durante alguns anos os doentes mentais, negros, homossexuais e membros de algumas doutrinas religiosas, como os judeus, eram considerados estigmas para determinadas sociedades.

O estigma social, para muitos estudiosos, ajuda a provocar a criminalização de alguns grupos excluídos socialmente.

Ver também o significado de favela.

Data de atualização: 09/07/2015.