Significado de Evolução

O que é Evolução:

Evolução é o substantivo feminino que indica a ação ou efeito de evoluir. Uma evolução remete para o aperfeiçoamento, crescimento ou desenvolvimento de uma ideia, sistema, costume ou indivíduo.

Etimologicamente, este termo tem origem no latim evolutio, que significa o desdobramento de alguma coisa (antigamente os pergaminhos).

O sentido de evolução como processo biológico de transformação só surgiu no século XIX. Neste caso, a evolução consiste em um conjunto de modificações lentas em direção a um determinado sentido, que remete para um desenvolvimento gradual e progressivo.

No contexto filosófico, a evolução representa uma alteração progressiva de um ser ou de um sistema em direção a um estado final. A hipótese teleológica indica que a evolução pressupõe um estado inicial e final, onde existe a noção de superação.

Na política, a evolução remete para um melhoramento gradual de parâmetros sociais, econômicos e políticos de uma população. É diferente da revolução, porque as mudanças são alcançadas sem violência, através de reformas.

A palavra evolução também pode significar o movimento regular e ajustado de aviões, tropas, aves, navios, etc.

Teoria da Evolução

Conhecida como darwinismo ou evolucionismo, a teoria da evolução se opõe ao Criacionismo e indica que a multiplicidade de organismos existentes atualmente é fruto da modificação lenta e progressiva de algumas espécies. Esta teoria surgiu no século XIX, sendo uma co-autoria entre Charles Darwin e Alfred Wallace. No entanto, antes disso Lamarck já tinha se oposto à teoria de um universo fixo e indicado que os seres vivos atuais eram a evolução de seres mais primitivos.

Filósofos gregos foram os primeiros a ponderar o conceito de evolução e mais tarde Maupartuis, Buffon e Lineu foram os primeiros a mencionar que algumas espécies poderiam evoluir para espécies diferentes.

No âmbito da biologia, a teoria da evolução defende que as espécies se desenvolveram através de mutações lentas ou rápidas, de um estádio rudimentar até apresentarem as suas características atuais. O exemplo mais polêmico e debatido da teoria da evolução é a evolução humana, que indica que o ser humano atual (homo sapiens) é resultado da evolução de espécies mais antigas como o homo habilis ou o homo erectus.

O significado de Evolução está na categoria: Geral