Significado de Fazer uma vaquinha

O que é Fazer uma vaquinha:

Fazer uma vaquinha é uma expressão idiomática da língua portuguesa (do Brasil) e significa "juntar dinheiro com a ajuda de várias pessoas com a intenção de atingir um determinado objetivo ou comprar alguma coisa".

Em inglês, a expressão "fazer uma vaquinha" pode ser traduzida por "chip in" ou "club together" - They all chipped in / clubbed together to buy Alfred an expensive present - Eles fizeram uma vaquinha para comprar um presente caro para o Alfred.

Origem de Fazer uma vaquinha

A expressão "fazer uma vaquinha" surgiu na década de 20 do século XX, graças ao futebol. Naquela altura, muitos times não remuneravam os seus jogadores, e os que remuneravam com certeza não o faziam da mesma forma de hoje. Assim, em 1923, a torcida do Vasco da Gama, time do Rio de Janeiro, inventou uma forma de incentivar os seus jogadores, para que se esforçassem ainda mais nos jogos. A torcida juntava dinheiro e depois distribuía aos jogadores como prêmio, de acordo com o resultado obtido na partida.

O valor arrecadado estava relacionado com os números do jogo do bicho: 5, o número do cachorro, correspondia a 5 mil réis e era a recompensa por um empate; 10, número do coelho era equivalente a 10 mil réis que recompensava uma vitória; 25, o número da vaca, valia 25 mil réis e era o maior prêmio atribuído, somente no caso de vitória contra adversários mais fortes ou na conquista de algum título. Esse dinheiro que era coletado pela torcida, deu origem à famosa "vaquinha".

O tempo foi passando, e a expressão "fazer uma vaquinha" passou a ser usada por um conjunto de pessoas que se reúne para comprar alguma coisa ou para atingir um fim específico. Com certeza nos dias de hoje, os jogadores profissionais dos grandes times não precisam da "vaquinha" como motivação, tendo em conta que ganham salários avultados.

Fazer uma vaquinha online

Nos dias de hoje, é possível "fazer uma vaquinha" online. Existem sites onde você pode se cadastrar, dizer quanto precisa e depois entrar em contato com os seus amigos para que eles contribuam para a sua causa.

Data de atualização: 13/02/2014.