Significado de Consumismo

O que é Consumismo:

O consumismo é o ato de adquirir bens, produtos ou serviços de maneira exagerada.

Normalmente o consumismo está ligado ao modo de vida que é orientado pelo consumo exacerbado de coisas supérfluas, em razão de um significado simbólico como a felicidade, o sucesso ou o prazer da compulsão estimulada sobretudo pelos meios de comunicação de massa. Esta maneira de agir, sem qualquer questionamento ou posicionamento crítico é chamada de alienação social.

A prática do consumismo teve seu início a partir da Revolução Industrial no século XVIII, o que possibilitou o aumento da escala de produção e incrementou o volume de mercadorias em circulação, aumentando assim o consumo de produtos.

Ela também é uma das principais características das sociedades modernas capitalistas e da expansão da globalização, pois este consumo excessivo e desenfreado visa, sobretudo, o lucro das empresas e o desenvolvimento econômico.

E esta expansão do consumismo acarretou em diversos problemas para estas sociedades, como o desenvolvimento de doenças relacionadas ao consumo, estresse, além do sentimento de insatisfação e impotência financeira dos consumidores, que podem gerar problemas mais graves.

Veja também o significado do capitalismo e globalização.

Consequências do consumismo

Um bom exemplo dos problemas que o consumismo pode acarretar é a Síndrome de Diógenes, nome patológico do distúrbio atribuído às pessoas que têm tendência a acumulação de coisas, objetos e outras coisas desnecessárias, que elas guardam durante muito tempo, criando uma espécie de relação sentimental.

Outra patologia associada ao consumismo é chamada de oniomania, um transtorno psicológico obsessivo-compulsivo desenvolvido, onde os indivíduos tornam-se compradores compulsivos bem como grandes endividados. Representa um tipo de consumismo exagerado. Essas pessoas geralmente são ansiosas e são consumistas natos. Elas sentem um grande alívio e satisfação após o ato de consumo, que entretanto, retorna em curto espaço de tempo, gerando um enorme círculo vicioso.

Consumismo e consumo

Ainda que sejam termos semelhantes e tenham relação direta, o significado de consumismo e consumo são distintos. O consumo está associado ao ato necessário de consumir, atribuído a todos os seres humanos. Já o consumismo faz referência à patologia que remete ao consumo excessivo e alienado, caracterizando uma perturbação mental.

Neste sentido, todas as pessoas são consumidoras, porém quando este consumo é realizado de forma excessiva e compulsiva, ocorre então o consumismo.

Consumismo e Meio Ambiente

Estas relações de consumo na sociedade chamam atenção também para os problemas ambientais, que vêm se tornando cada vez mais frequentes no planeta. O consumo excessivo leva ao acúmulo de objetos e ao excesso de lixo. Isso ocorre porque os processos de consumismo estimulam cada vez mais os consumidores a comprar, por meio da chamada obsolescência programada.

Por outro lado, existem indivíduos que conseguem praticar o consumo consciente e consumir somente o suficiente para sobreviver.

Veja também o significado de Consumidor.

O significado de Consumismo está na categoria: Geral