Significado de Gincana

O que é Gincana:

Gincana é um conjunto de tarefas disputadas entre grupos diversos, com o mesmo objetivo final. As gincanas podem ser realizadas por diversos tipos de competições onde os concorrentes enfrentam várias provas, com obstáculos que dificultam as tarefas.

Inicialmente gincana era um jogo índio onde os participantes estavam montados em um cavalo. Da gincana foram originadas várias modalidades esportivas, sendo que algumas delas consistem em provas de habilidade e de obstáculos. Alguns desses são esportes motorizados, aquáticos ou esportes de Inverno.

As gincanas são muito populares para as crianças, e por isso são muitas vezes organizadas gincanas escolares, onde diferentes equipes fazem jogos. Habitualmente cada equipe tem o seu próprio grito de guerra. Alguns dos jogos mais populares são: corrida de saco, pé amarrado, caça ao tesouro, apanhar maçã com a boca, etc.

As competições podem ser realizadas para por em prova as habilidades físicas ou mentais dos participantes, sempre com um prêmio final, onde vence o melhor ou o que tiver mais sorte. As gincanas podem ser organizadas visando diversos objetivos, como parte de uma festa com fins recreativo, ou para arrecadar donativos para alguma instituição, ou unicamente para premiar os concorrentes.

Nas gincanas automobilísticas, de moto ou bicicleta, os concorrentes devem seguir um percurso pré-estabelecido, com uma série de obstáculos e também como prova de habilidade. As gincanas automobilísticas quando se tornam esporte, perdem seu fim recreativo e se denominam Rally.

Nas gincanas aquáticas, como as apresentadas no programa do Sílvio Santos, no Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), os participantes disputam provas engraçadas e com alto grau de dificuldade.

Uma gincana pode ainda ser realizada com o objetivo de conscientizar a população de uma localidade, sobre a importância da preservação dos meio ambiente e dos recurso naturais, como a realizada para a limpeza de uma praia, mangue, ou outro local estabelecido.

Atualizado em