Significado de Marasmo

O que é Marasmo:

Marasmo significa um sentimento de tédio, indiferença ou falta de coragem. Esse sentimento se caracteriza pela falta de vontade de realizar atividades ou cumprir compromissos.

A palavra marasmo também pode significar um período de tempo em que nada acontece ou que não há acontecimentos importantes.

Marasmo é um substantivo masculino e tem origem na palavra grega marasmós.

O termo pode ser substituído por sinônimos como: apatia, tédio, melancolia, desânimo, estagnação, pasmaceira, prostração, inatividade e inércia.

Marasmo também é nome dado a uma desnutrição que chegou em um estágio crônico. Nesse tipo de desnutrição existe uma falta grave de carboidratos e lipídios na alimentação.

O marasmo costuma atingir mais as crianças de até dois anos, principalmente as que ficam longos períodos sem serem alimentadas.

Os primeiros sintomas são apatia, tristeza e pouco crescimento de cabelo. As principais consequências do marasmo infantil são a perda de gordura corporal e perda de massa muscular.

Saiba mais sobre o significado de apatia.

Marasmo e Kwashiorkor

Kwashiorkor é um outro tipo de marasmo. É relacionado à desnutrição que é causada pela falta de proteínas e vitaminas na alimentação, principalmente em dietas em que há alto consumo de carboidratos.

Essa espécie de marasmo é mais frequente em crianças que não foram amamentadas ou em idosos que não recebem alimentação adequada. Os principais sintomas são distensão abdominal, apatia, problemas no fígado e pele ressecada.

O kwashiorkor-marasmático é o diagnóstico de uma forma mista de desnutrição, quando a criança tem ao mesmo tempo os sintomas de marasmo e de kwashiorkor.

O significado de Marasmo está na categoria: Geral