Significado de Mediador

O que é Mediador:

Mediador é o cargo que determinado indivíduo executa como intermediário entre duas partes distintas, que normalmente se opõem.

O mediador tem o papel de intervir na comunicação entre as partes conflituantes, com o objetivo de chegar a um acordo ou conciliação.

Para que a função do mediador seja justa, este deve ser totalmente imparcial durante o processo de mediação entre as partes.

Uma das principais características do mediador é a pacificidade, buscando focar as reuniões e conversas entre as partes conflituosas com organização e clareza.

Atualmente, existem profissionais destinados exclusivamente a agir como mediadores, em diversos ramos de trabalho.

Nas escolas, por exemplo, existe o cargo de mediador escolar ou professor mediador, que consiste num comportamento didático voltado para a descentralização do padrão “professor-aluno”, mas sim um modelo mais fluído de comunicação entre os docentes e discentes.

Já no âmbito religioso, os mediadores são considerados os indivíduos responsáveis em representar a comunicação entre os seres humanos (os mortais) e Deus (o divino).

Cada doutrina religiosa possui o seu representante religioso que se configura como um mediador.

Na religião católica, por exemplo, Jesus Cristo ficou imortalizado como o mediador máximo entre os homens e Deus. Já para os muçulmanos, o profeta Maomé pode ser considerado o grande mediador entre os seres humanos e Deus (Alá).

Ver também o significado de intervenção.

O significado de Mediador está na categoria: Geral