Agronegócio
Agronegócio é o termo que abrange todas as atividades econômicas relacionadas com a agricultura e a pecuária, desde a produção, processamento até a venda dos produtos.
Também chamado de agro, o agronegócio é um dos maiores mercados do mundo. É responsável produzir toneladas de produtos alimentares, gerar milhões de empregos, mas também por causar danos ambientais graves.
O agronegócio brasileiro tem importância internacional, o Brasil é o principal exportador mundial de diversos produtos. Por isso, o agro é um setor bastante relevante para a economia (assim como para a política) do país.
Agronegócio no Brasil
Pode-se dizer que o agronegócio, no Brasil, começou com a produção agrícola durante a colonização, no século XVI. Produtos como a cana-de-açúcar e o café, produzidos com a exploração do trabalho escravo, foram a base econômica no período.
Com o passar dos anos, o país viveu várias fases no agronegócio, inclusive a de diversificação de produtos e também do crescimento da pecuária.
Mas somente a partir de 1960 é a que a agricultura brasileira entrou em um processo de modernização, o que possibilitou, anos depois, a forte internacionalização do mercado.
Atualmente o Brasil é um dos maiores produtores mundiais de bens alimentares, como soja, milho, açúcar, café, laranja, carne de frango e boi.
É considerado um dos pilares da economia brasileira, especialmente no que se refere a produtos destinados à exportação. Estima-se que mais de 20% do Produto Interno Bruto (PIB) seja referente a atividades do agro. A China e os Estados Unidos estão entre os principais compradores de alimentos brasileiros.
O agronegócio brasileiro também é responsável pela geração de milhões de empregos no país. Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), em 2022, o setor empregava mais de 19 milhões de pessoas.
Por outro lado, o agronegócio no Brasil acarretou diversos problemas ambientais, como o desmatamento de terras cobertas de floresta para a produção agrícola/pecuarista, e consequentemente a perda de biodiversidade nas regiões atingidas.
Além disso, o agro também ocasiona esgotamento dos solos pelo uso excessivo da terra e o cultivo de somente um tipo de alimento, além do uso de fertilizantes, herbicidas e antibióticos, que acabam por contaminar tanto o solo, quanto as águas próximas e o ar.
Características do agronegócio
O agronegócio é um setor de importância em todo mundo, porque está diretamente ligado a produção e a indústria alimentar.
Por ser um mercado imenso, com alta produtividade e grandes investimentos tecnológicos, suas características estão relacionados com essas particularidades.
Conheça as principais características do agronegócio:
- Médias e grandes propriedades de terra;
- Agricultura de monocultura (somente um produto é cultivado);
- Alta produtividade;
- Processo de produção moderno e mecanizado;
- Fortes investimentos em ciência e na tecnologia para aumento da produção;
- Alto impacto ambiental.
Setores do agronegócio
Sendo o agronegócio um mercado gigantesco, que engloba todas as atividades ligadas a agricultura e a pecuária, este é dividido em três grandes setores.
Os setores qualificam os ramos de atividades desde o cultivo ou criação de animais até a chegada do produto nas mãos dos consumidores. Conheça quais são:
- Setor primário: são os produtores rurais, que cultivam alimentos ou criam animais;
- Setor secundário: trata-se da agroindústria, responsável pela industrialização dos produtos agrícolas;
- Setor terciário: é o que realiza a distribuição e venda dos produtos aos consumidores finais.
Veja também o que é a agropecuária.