Partes da flor

Uma flor é um conjunto de folhas modificadas. A função dela é reprodutiva, por isso nela estão localizadas as partes reprodutoras da planta (masculina e feminina).

As partes reprodutoras são responsáveis pela formação dos frutos, que contêm as sementes, que dão origem a novas plantas.

Uma flor considerada completa é dividida em: pedúnculo e verticilos florais (androceu, gineceu, cálice e corola). Conheça melhor cada uma destas partes.

partes flor
Partes de uma flor completa.

Pedúnculo

O pedúnculo é uma espécie de haste que é responsável pela sustentação da flor e por ligá-la a flor ao caule. O pedúnculo também protege os óvulos que estão localizados no interior da flor.

A parte superior do pedúnculo é chamada de receptáculo floral, é sobre ela que a flor fica sustentada. 

Verticilos florais

Os verticilos florais são diferentes partes da flor, todos formados por conjuntos de folhas modificadas. Uma flor completa possui quatro verticilos:o androceu e o gineceu, cálice e corola. Cada um dos verticilos é responsável por uma função diferente no processo reprodutivo das plantas.

As flores que possuem tanto o órgão reprodutor feminino quanto o masculino são chamadas de hermafroditas ou monoicas. Caso a flor possua apenas um dos órgãos reprodutores ela será chamada de dioica.

Androceu

O androceu é a parte masculina da flor, o órgão reprodutor masculino. A função do androceu é fazer a produção do pólen, que é transportado pelos agentes polinizadores e usado na fecundação das sementes.

O androceu é formado por um conjunto de estames que, por sua vez, são formados pela antera e pelo filete. São os estames que produzem os gametas masculinos (pólen). O pólen é formado por pequenos grãos com função reprodutiva. Eles fecundam o óvulo e dão origem aos frutos e às sementes. 

  • Antera: é a parte superior dos estames, é nela que ficam guardados os grãos de pólen.
  • Filete: o filete é a parte inferior (mais alongada) dos estames, faz a sustentação do androceu.

estames
Androceu, formado pelos estames (anteras e filetes).

Gineceu

É a parte feminina da flor, o órgão reprodutor feminino. É formado por várias partes, todas ligadas à reprodução da planta.

  • Carpelo: é o local onde o pólen é depositado para dar início ao processo de fecundação.
  • Pistilo: é formado por folhas modificadas que dão origem ao ovário e ao estilete.
  • Ovário: no ovário ficam guardados os óvulos que, depois de fecundados, geram as sementes.
  • Estigma: o estigma fica localizado na parte superior do carpelo, sua função é produzir uma substância que segura os grãos de pólen, não permitindo que eles sejam desperdiçados antes da fecundação do óvulo.
  • Estilete: é uma espécie de tubo que faz a ligação entre o ovário e o estigma.

Cálice

O cálice é formado por um pequeno conjunto de folhas modificadas, chamadas de sépalas. Na maior parte das flores as sépalas são verdes ou esverdeadas.

A função do cálice é fazer a sustentação da flor sobre o pedúnculo.

Corola

A corola também é formada por um conjunto de folhas modificadas, chamadas de pétalas. Estas podem ser de cores variadas, por esse motivo existe uma infinidade de cores de flores.

Na corola é produzido o néctar, uma substância adocicada que atrai a presença de animais como insetos e beija-flores. Atraídos pelo néctar esses animais transportam o pólen, que atua na reprodução das flores. Os animais que transportam o pólen são chamados de agentes polinizadores.

Conheça também os significados das flores: Laranjeira, Girassol, Flor de Cerejeira, MargaridaDente-de-leão, Copo-de-leite e Flor de Maracujá.

Data de atualização: 09/08/2018. Partes da flor está na categoria: Ciência