Significado de Reembolso

O que é Reembolso:

Reembolso é um termo que significa o ato de receber de volta o dinheiro emprestado ou que foi gasto em um serviço ou produto que não foi corretamente utilizado ou ofertado.

Quando um indivíduo ou instituição recebe um reembolso significa que está recebendo de volta um investimento que foi feito para determinado objetivo que não se cumpriu, reavendo, consequentemente, o dinheiro que foi gasto em outrora.

Obrigatoriamente, quando uma empresa oferece determinado serviço para os seus clientes e não cumpre com as responsabilidades ou condições básicas previamente estabelecidas, devem oferecer aos consumidores a opção de reembolso, ou seja, devolução parcial ou total do dinheiro. Exemplo: "O cinema teve que reembolsar todas as pessoas que não puderam assistir ao filme devido ao problema na sala de projeção".

Comumente, as pessoas tendem a solicitar o reembolso das despesas quando, em situações pontuais, precisam gastar dinheiro comprando produtos ou serviços em benefício de uma terceira pessoa. Um exemplo é quando alguém faz uma viagem em missão de trabalho. Exemplo: "Joana pediu o reembolso total das noites que pagou no hotel durante a reunião da empresa".

No serviço de entrega de correspondências, como os correios, por exemplo, existe o Reembolso Postal, que consiste em uma modalidade de serviço para envio de mercadorias onde o remetente estipula um valor a ser cobrado ao destinatário para que este possa ter o direito de retirar a encomenda das agências de distribuição dos correios.

Em inglês, a palavra "reembolso" pode ser traduzida para reimbursement ou refund.

O significado de Reembolso está na categoria: Geral