Significado de Protozoário

O que é Protozoário:

Os protozoários são seres vivos unicelulares, eucariontes, pertencentes ao Reino Protista. Geralmente vivem em água doce, embora também sejam encontrados em água salgada, lodo e solo úmido.

A palavra "protozoário" vem dos termos gregos protos = inicial, primeiro + zonn = animal.

Alguns protozoários são parasitas, como o Leishmania brasiliensis​, causador da leishmaniose, e o Trypanosoma cruzi, causador da doença de Chagas.

Os protozoários são heterótrofos, ou seja, não produzem o seu próprio alimento. Utilizam o fagossomo, que transforma-se em um vacúolo digestivo, para realizar a sua digestão intracelular. Alguns protozoários possuem também vacúolos contráteis que ajudam a expulsar a água em excesso acumulada no seu interior.

Saiba mais sobre o significados de heterótrofos.

A maioria dos protozoários tem respiração aeróbica, absorvendo o oxigênio por difusão. Através da divisão binária ou múltipla dão origem a novos indivíduos. Também podem se reproduzir de forma sexuada, por conjugação.

Os protozoários são classificados em:

  • Ameboides: Locomovem-se por pseudópodes (falsos pés);
  • Esporozoários: São parasitas, que pelo menos numa etapa das suas vidas são dotados de complexo apical. Não possuem estruturas de deslocamento;
  • Ciliados: Utilizam cílios para se locomoverem e que também podem auxiliar na alimentação. A maioria tem vida livre;
  • Flagelados: Locomovem-se ou obtêm alimento através de flagelos. Podem ser aquáticos ou parasitas;
  • Foraminíferos: Apresentam carapaça externa, geralmente formada carbonato de cálcio. A maioria vive nos oceanos.

Data de atualização: 05/06/2015.