SWIFT: o que é o código e como funciona o sistema

Talita Carvalho
Talita Carvalho
Licenciada em Economia

SWIFT é um código utilizado para a identificação de instituições financeiras em transações internacionais.

A sigla significa “Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunication” (Sociedade para as Telecomunicações Financeiras Interbancárias Mundiais).

Também chamado de BIC, os códigos SWIFT são formados por uma combinação de 8 a 11 caracteres e foram desenvolvidos para facilitar e dar mais segurança às transações entre bancos de diferentes países. BIC significa “Bank International Code” (Código Internacional Bancário)

Como funciona o código SWIFT

O código SWIFT é composto por 4 partes e seu número de caracteres varia de 8 a 11. Confira como ele é formado:

AAAA BB CC DDD

AAAA: os 4 primeiros caracteres são compostos por letras e identificam uma instituição bancária.

BB: esse código identifica o país da instituição e deve ser composto por letras. No caso do Brasil é BR.

CC: esse código identifica a região do banco e pode ter letras e números.

DDD: o último código representa a agência da instituição bancária. Alguns bancos não têm mais de uma unidade, nesses casos, não existe essa última parte do código.

Com o código SWIFT qualquer instituição bancária no mundo pode ser facilmente identificada. Assim, mesmo sem saber o idioma de outros países, é fácil localizar a agência de origem ou destino de uma transação. Isso torna o sistema global de transferências mais ágil e seguro.

A plataforma da SWIFT funciona como um sistema de mensagens que registram as transações com segurança entre as instituições, porém não faz a custódia de valores, isto é, as transações são realizadas diretamente de uma instituição para outra.

História da SWIFT

A Sociedade para Telecomunicações Financeiras Interbancárias Globais é uma cooperativa composta por mais de 10.000 instituições em mais de 200 países.

Ela foi criada em 1973 por diversas instituições bancárias para uma melhor comunicação e transações entre elas. Por meio da plataforma da SWIFT é possível realizar pagamentos e transferências de fundos entre instituições financeiras, por exemplo.

A SWIFT foi desenvolvida com altos padrões de segurança e criptografia, e nem mesmo os funcionários da SWIFT podem ler as mensagens, apenas quem as envia e recebe.

O que é IBAN

Outra sigla relacionada às transferências internacionais é a IBAN, que significa “International Bank Account Number” (Número Internacional de Conta Bancária).

Esse código foi criado em 1997 para transações entre países da União Europeia e hoje é utilizado em 69 países no mundo. O IBAN é um código de até 34 caracteres. No Brasil esse código tem 29 caracteres, e foi regulamentado em 2013 pelo Banco Central.

O IBAN é hoje o código utilizado para a transferência internacionais de recursos para contas mantidas no Brasil.

Veja também: TEV.

Talita Carvalho
Talita Carvalho
Formada em Economia pela Universidade Federal do Paraná e mestranda em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental pela Universidade do Estado de Santa Catarina.
Outros conteúdos que podem interessar