Significado de Transcendência

Pedro Menezes
Revisão por Pedro MenezesProfessor de Filosofia

O que é Transcendência:

A transcendência trata-se daquilo que está além do mundo material, refere-se aos fenômenos de natureza metafísica. Tem origem na palavra latina "trancendere", que significa ultrapassar.

É um importante conceito para a filosofia e está na gênese das reflexões sobre o sentido da existência do mundo e da vida humana, desde os filósofos da Grécia Antiga.

Transcendência também é tema de grande valor e discussão para a teologia e para as religiões. Alcançar a transcendência é estar em contato com o mundo espiritual, com as divindades - é a superação dos limites físicos do ser humano.

Saiba mais sobre a Grécia Antiga.

A busca pela transcendência

Compreender o sentido da vida sempre esteve dentre as mais importantes buscas do ser humano. A transcendência tem a ver com a vida e a morte e com a possibilidade da existência de algo que vá além da vida terrena.

O ser humano, na busca por sua imortalidade, procura explicações para a vida que vão além da realidade material em que vive e que consegue compreender com os sentidos.

Sabemos que existe o mundo material porque vivemos nele e o experimentamos com nossos sentidos. Por outro lado, o que é do mundo espiritual e imaterial não pode ser comprovado científica e empiricamente.

A transcendência seria, então, um caminho para a conexão com o divino, a projeção do ser humano para uma dimensão espiritual, onde podem ser encontradas as respostas para as profundas questões humanas.

A religiosidade e a fé podem ser uma das formas pelas quais o ser humano poderá alcançar ou compreender o que é de natureza transcendental. Nesse sentido, algumas religiões, de acordo com sua doutrina, descrevem caminhos para o contato com o mundo espiritual.

Saiba mais sobre transcendente e transcender.

Transcendente X Imanente

Transcendente e imanente são conceitos antagônicos que foram inicialmente discutidos por Platão, filósofo que viveu entre os anos 400 e 300 a.C, na Grécia Antiga.

O antagonismo desses conceitos se refere à realidade material e imaterial. Transcendente seria aquilo que está além do estado material, que pertence ao mundo espiritual e cujo fim seria externo a si mesmo.

Imanente, por sua vez, é aquilo que representa uma realidade material. É essa a realidade que conhecemos e que podemos experimentar e explicar com a utilização dos nossos sentidos.

A imanência e a transcendência também estão relacionadas à concepção de Deus para as religiões. Algumas doutrinas, como as religiões panteístas, acreditam que Deus é imanente, que Ele é parte de tudo e, portanto, não pode ser dissociado do mundo material.

Outras religiões, especialmente as de tradição judaico-cristã e islâmica, acreditam que Deus é transcendente. Ele é o criador de tudo, inclusive da matéria, por isso, é separado dela.

Veja também o significado de religiosidade e religião.

Data de atualização: 03/09/2019.

Pedro Menezes
Revisão por Pedro Menezes
Licenciado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Mestrando em Ciências da Educação pela Universidade do Porto (FPCEUP).