Significado de Vassalo

O que é um Vassalo:

Vassalo é o título dado ao subordinado de um soberano. É um conceito que existiu durante a Idade Média e está diretamente relacionado com o Feudalismo.

Por norma, o vassalo era o indivíduo que pedia algum benefício a um nobre superior e, em troca, fazia um juramento de absoluta fidelidade a este. Quem se tornasse vassalo deveria se submeter às ordens impostas em acordo com o seu soberano.

Os vassalos eram geralmente recompensados com um feudo que poderia ser terras, cargos, lugar num sistema de produção ou outros benefícios. 

Os vassalos também poderiam se tornar suseranos desde que fossem seguidas as regras de vassalagem. O suserano mais poderoso na hierarquia do sistema feudal era o rei, mais abaixo os nobres, a seguir os senhores feudais, etc. 

O conceito de vassalo continuou a ser usado figurativamente para denominar o indivíduo submisso ou subordinado a algo ou alguém. Um contribuinte (tributário) também é designado por vassalo.

Quem eram os vassalos?

Existiam diferentes níveis de vassalos na escala hierárquica do sistema feudal, de acordo com o status e o título nobiliárquico que possuíam, por exemplo. 

Normalmente, os vassalos eram pessoas nobres que firmavam pactos com a realeza, onde esta garantia os recursos para que o vassalo desempenhasse a sua obrigação de ajudar a defender as terras do seu suserano.

Os vassalos também podiam se transformar em suseranos, sem que perdessem o título de vassalos. Isso significa que um vassalo que tem como suserano direto o rei, por exemplo, podia ter outros nobres (de menor classe) como seus subordinados. 

Como era a relação entre o suserano e o vassalo?

Suserano é o nome atribuído àquele que doa o bem ou oferece proteção. Esse tipo de relação era conhecida como vassalagem. A relação de vassalagem era uma das relações hierárquicas mais comuns no mundo feudal. Consistia na oportunidade que algumas pessoas tinham de ter acesso às terras (o bem mais valioso da época).

Por outro lado, os suseranos (donos originais das propriedades) concediam porções de terras em troca de fidelidade. Assim, caso fosse ameaçado (vale lembrar que as guerras e invasões eram corriqueiras na época), o soberano teria uma espécie de "equipe" para ajudá-lo.

Cerimônia de vassalagem

Havia uma cerimônia que era realizada para firmar o compromisso entre o vassalo e o suserano. Nessa cerimônia, o vassalo se ajoelhava perante o suserano para declarar a sua fidelidade e auxílio em todas as ocasiões que fosse necessário, por exemplo, em casos de guerra, lutar no exército do suserano, etc.

Essas cerimônias eram chamadas de "Homenagens" e, por norma, aconteciam em igrejas. O vassalo deveria se ajoelhar e pôr as suas mãos entre as do suserano, como símbolo de comprometimento e fidelidade. 

Em troca, o suserano oferecia algum objeto sagrado ao vassalo (uma bíblia, por exemplo), como sinal da entrega das terras.

Diferença entre vassalo e servo

Os servos eram os trabalhadores dos feudos, ou seja, os camponeses que trocavam a sua mão-de-obra e produtos que produziam pela proteção que os feudos proviam. 

Ao contrário dos vassalos, que eram predominantemente nobres, os servos eram pobres e a grande maioria da população.
Assim como os vassalos deveriam pagar alguns tributos aos seus suseranos, os servos eram obrigados a cumprir vários impostos que eram determinados pelos senhores feudais. 

Descubra também o significado do Feudalismo e as Características do Feudo.

Data de atualização: 16/05/2018. O significado de Vassalo está na categoria: Geral