Significado da Bandeira da Costa Rica

A bandeira da Costa Rica é um dos símbolos oficiais de maior importância da república costarriquenha perante os outros países do mundo.

A atual bandeira oficial da República da Costa Rica foi adotada a partir de 27 de novembro de 1906.

Costa Rica_bandeira

Com uma proporção de 3:5 (três metros de altura por cinco metros de largura), a bandeira da Costa Rica é dividida em cinco listras horizontais, nas cores azul, branco e vermelho. De cima para baixo, a primeira faixa é azul, seguida de uma branca e outra vermelha, sendo esta com o dobro do tamanho das outras. Após a faixa vermelha, segue outra branca e, por fim, uma faixa azul.

Existem duas versões da bandeira da Costa Rica e que são adotadas pelos costarriquenhos: com o brasão de armas do país, centralizado no lado esquerdo da bandeira, e outra sem este escudo, versão esta que é mais popular entre os cidadãos daquela nação.

História da bandeira da Costa Rica

Primeira bandeira da Costa Rica

A primeira bandeira oficial do país surgiu em 1821, apresentando duas listras horizontais azuis (que representavam os oceanos pacífico e atlântico) e uma faixa amarela separando das azuis (representando a ideia de “goldenAmerica”, ou seja, uma terra de riquezas).

Em 1823 a bandeira mudou drasticamente, sendo agora representada por uma estrela vermelha de seis pontas (representando as províncias do país) sob um fundo branco.

Segunda bandeira da Costa Rica

A partir de 1824, a bandeira da Costa Rica foi variando entre diferentes modelos onde predominavam as faixas horizontais e o uso das cores azul e branco.

Como dito, a versão contemporânea da bandeira da Costa Rica foi instituída somente a partir de 1906. Porém, a adesão do brasão no canto esquerdo-central da bandeira (conhecido como “Escudo Nacional da República da Costa Rica”) só foi feita em 21 de abril de 1964.

Significado das cores da bandeira da Costa Rica

A bandeira da Costa Rica é composta por três cores: azul, branco e vermelho.

  • Azul: representa o céu, simbolizando as oportunidades, a perseverança e o idealismo do povo costarriquenho.
  • Branco: simboliza a paz, assim como os conceitos de sabedoria e felicidade.
  • Vermelho: representa o sangue derramado pelos mártires da independência do país.

O brasão na bandeira significa as lutas, guerras e conquistas que o país já enfrentou ao longo de toda a sua história.

Descubra o significado das bandeiras dos países.

Atualizado em