Significado da Bandeira da Grécia

O que é a Bandeira da Grécia:

Bandeira da GréciaA bandeira da Grécia é um dos símbolos nacionais do país europeu.

Ela é formada por uma combinação de listras brancas e azuis que criam um padrão listrado no fundo, e por cima, no canto superior esquerdo, está situado um quadrado azul com uma cruz branca. 

A atual bandeira nacional da Grécia foi adotada no dia 21 de dezembro de 1978. A antiga bandeira era de fundo toto azul, em um tom mais escuro, e com uma cruz branca em cima. Esta era utilizada apenas pela Marinha Mercante do país.

Significado dos elementos da bandeira da Grécia

O azul simboliza o mar e o céu da Grécia, enquanto o branco é relacionado com as ondas do mar e as nuvens do céu. A simbologia destas cores remete à importância que o grego dá por seu território, fonte de orgulho nacional e que também atrai turistas do mundo todo por sua beleza.

A cruz branca no canto esquerdo é uma representação da Igreja Católica Ortodoxa, religião tradicional da Grécia.

O fundo da bandeira é composto de nove listras que revezam entre o azul e o branco, começando e terminando por uma listra azul. O número nove representa as nove sílabas, em grego, de "liberdade ou morte", expressão utilizada na batalha pela libertação grega contra o Império Otomano, durante a Revolução Helênica.

As nove listras também podem representar cada uma das nove regiões geográficas do país.

A proporção da bandeira da Grécia é de 2:3.

Descubra o significado das outras bandeiras de países.

Data de atualização: 15/05/2018. O significado da Bandeira da Grécia está na categoria: Geral