Significado da Bandeira da França

O que significa a Bandeira da França:

Bandeira da FrançaA bandeira da França é um dos símbolos mais importantes da república deste país, considerada também uma homenagem à Revolução Francesa.

Conhecida popularmente como bleu, blanc, rouge, a bandeira tricolor é composta por três faixas verticais de mesmo tamanho e nas seguintes cores: azul (a esquerda), branco (no centro) e vermelho (a direita). A proporção oficial da bandeira da França é de 2:3.

O modelo da atual bandeira nacional da França surgiu a partir dos ideais da Revolução Francesa (1789 – 1799). Foi oficialmente instituída pela primeira vez no país em 15 de fevereiro de 1794.

Inicialmente, no entanto, a nova bandeira francesa foi rejeitada com a Restauração Francesa (ou Restauração de Bourbon), período que abrange a queda do imperador Napoleão Bonaparte (1814) até a Revolução de Julho (1830).

Com a Revolução de Julho, que obrigou a abdicação do rei Carlos X, a bandeira tricolor voltou a ser utilizada no país.

Muitas pessoas confundem a bandeira francesa com a holandesa, devido a grande semelhança entre ambas. Na realidade, a diferença está na disposição das faixas das bandeiras: a da França fica na vertical, enquanto a da Holanda está na horizontal.

Bandeira da França e Bandeira da Holanda

Saiba mais sobre o significado da bandeira da Holanda.

Significado das cores da bandeira da França

Existem diferentes interpretações atribuídas ao significado das cores da bandeira francesa.

Uma das mais conhecidas está relacionada diretamente com a filosofia da Revolução Francesa: “Liberté, Égalité et Fraternité”.

  • Azul: Liberté (Liberdade)
  • Branco: Égalité (Igualdade)
  • Vermelho: Fraternité (Fraternidade).

Outra interpretação da bandeira francesa diz que as cores azul e vermelho representam Paris (as cores usadas pela milícia parisiense), enquanto o branco simbolizava a “cor francesa ancestral”, ou seja, as origens monárquicas do país.

O azul e o vermelho são cores tradicionais de Paris, usadas mesmo muito antes da Revolução Francesa, e representadas por dois importantes santos para a cidade: São Martinho de Tours (identificado pela cor azul) e São Dinis de Paris (identificado pela cor vermelha).

Saiba mais sobre o significado das outras bandeiras de países.

Data de atualização: 15/05/2018. O significado da Bandeira da França está na categoria: Geral