Significado de Catabolismo

O que é Catabolismo:

Catabolismo é uma das etapas do metabolismo e consiste num conjunto de reações químicas que transformam a matéria orgânica absorvida pelos seres vivos em energia. Nesta fase do processo metabólico, as substâncias são degradadas e os nutrientes liberados para, posteriormente, ocorrer a manutenção celular. 

O catabolismo é responsável por liberar a energia química dos alimentos consumidos, por exemplo, que será usada em outra etapa do metabolismo para o crescimento e manutenção das células do corpo (anabolismo).

As reações catabólicas são consideradas destrutivas, justamente por servirem para "quebrar" as substâncias, liberando energia e outros nutrientes para o organismo. No entanto, caso a pessoa apresente uma taxa alta de catabolismo, este processo poderá afetar negativamente os depósitos de gordura e músculos, que passam a ser "consumidos" pelas reações catabólicas. 

Saiba mais sobre o Metabolismo.

Anabolismo e Catabolismo

Ambos fazer parte do metabolismo corporal. O anabolismo representa o processo de síntese dos nutrientes e armazenamento da energia liberada durante o catabolismo. Esta energia pode ser acumulada para a construção do tecido muscular, por exemplo.

O catabolismo muscular, como vimos, consiste na degradação de substâncias para a obtenção da energia. Caso o corpo não esteja nutrido com a quantidade necessária de proteínas e carboidratos, os músculos poderão ser catabolizados para que haja a obtenção de energia. 

Para as pessoas que desejam ter ganho de massa muscular, por exemplo, esta perda de massa magra é bastante prejudicial. Assim, em suma, o catabolismo representa a destruição do músculo, enquanto que o anabolismo consiste na construção muscular.

O significado de Catabolismo está na categoria: Ciência