Diferença entre Abiogênese e Biogênese

Abiogênse e biogênese são duas teorias da Biologia que explicam o surgimento dos seres vivos de diferentes formas.

A divergência fundamental entre elas é que de acordo com a abiogênese os seres vivos seriam originados a partir de matérias sem vida. Já a biogênese afirma que os seres vivos surgem a partir de outros seres vivos reproduzidos.

Teoria da Abiogênse

A abiogênese, também chamada de Teoria da Geração Espontânea, definia que os seres vivos se originam a partir de matérias sem vida e de processos de decomposição.

As reações orgânicas de decomposição da matéria teriam o poder de originar formas de vida, o que era chamado de força vital.

Por exemplo: acreditava-se que ratos surgiam a partir de tecidos sujos e que os sapos se originavam da lama existente em ambientes úmidos.

Entretanto, hoje em dia sabe-se que essa força vital é, na verdade, uma reação química de compostos orgânicos.

A teoria deixou de fazer sentido a partir dos estudos do cientista Franchesco Reide, que conseguiu comprovar que as larvas encontradas em cadáveres em decomposição não surgiam espontaneamente.

A partir de um experimento com matérias orgânicas em processo de decomposição Reide conseguiu demonstrar que as larvas encontradas originavam-se de ovos de moscas que se aproximavam da carne em decomposição.

Defensores da abiogênese

Aristóteles, Isaac Newton, Santo Agostinho e René Descartes são exemplos de filósofos e pesquisadores que acreditavam e influenciaram a teoria da abiogênese.

Saiba mais sobre a Abiogênse.

Teoria da Biogênese

A biogênese surgiu após a abiogênese e explicou o surgimento dos seres vivos de forma oposta. Conforme essa teoria os seres vivos só podem nascer a partir do processo de reprodução de outros seres vivos.

A biogênese surgiu a partir dos experimentos do cientista Louis Pasteur, que conseguiu provar que a geração espontânea da abiogênese não existia.

Em sua observação foi comprovado que o nascimento de seres vivos ocorre a partir da reprodução de outros seres vivos preexistentes. Entretanto ainda há uma lacuna na teoria, já que a biogênese não explica como teria surgido o primeiro ser vivo na Terra.

A biogênese é a teoria atualmente aceita pela ciência para explicar o nascimento dos seres vivos.

Veja mais sobre a Biogênese.

AbiogêneseBiogênese
A vida surge a partir de matéria sem vida.A vida se origina de outros seres vivos.
Vermes e bactérias surgem espontaneamente na matéria sem vida.Vermes e bactérias surgem da decomposição de matéria orgânica.

Data de atualização: 18/01/2018. Diferença entre Abiogênese e Biogênese está na categoria: Ciência