Significado de Energia renovável

O que é Energia renovável:

Energia renovável é a designação dada para as fontes naturais de energia que conseguem se renovar, ou seja, nunca se esgotam pois estão em constante regeneração.

As fontes de energia renovável poluem pouco ou não chegam a agredir o meio ambiente, pois são consideradas energias limpas; isto é, que são fornecidas pela natureza e sua utilização não contribui para a emissão de gases ou outros materiais tóxicos e nocivos para o ambiente natural.

A quantidade alarmante de poluentes liberados para a atmosfera, como os gases causadores do efeito estufa, além da iminente escassez dos recursos fósseis, como o petróleo, fizeram com que o surgimento e aprimoramento das energias renováveis fossem emergenciais.

Entre as principais vantagens das energias renováveis, além do fato de serem inesgotáveis, está a possibilidade de serem implantadas em qualquer lugar do mundo, não havendo uma centralização de recursos, como acontece com o petróleo, por exemplo, que tem como maior reserva a região do Oriente Médio.

As energias renováveis também são classificadas como energias alternativas, devido ao seu caráter garantido (seja no presente ou no futuro), visto que as energias não-renováveis (como o petróleo e o carvão mineral, por exemplo), tem um limite no mundo e demoraria milhões de anos para que pudessem ser novamente repostos.

Saiba mais sobre o Significado de Energia não-renovável.

Energia renovável no Brasil

O Brasil é um país com muitas riquezas naturais, portanto o uso das energias renováveis representa quase 90% da energia elétrica que é produzida no país, através das usinas hidroelétricas, que por sua vez utilizam a força da energia hidráulica. 

O país também começou a investir fortemente, a partir do começo do século XXI, principalmente, na construção de receptores solares para produzir energia através dos raios do Sol.

O Brasil ocupa o posto de maior produtor de etanol do mundo, combustível utilizado como uma alternativa à gasolina, feita a base do petróleo. O etanol é considerado um combustível renovável porque é feito da cana-de-açúcar. Assim sendo, metade da frota automobilistica do país funciona com o etanol como fonte de energia.

Fontes de energia renovável

As fontes de energia renovável existentes no mundo e que são mais usadas atualmente são:

  • Energia Solar: a luz obtida do Sol é transformada em energia, por isso que é considerada uma fonte inesgotável. No entanto, a implantação dos receptores solares ainda é cara, dificultando o seu uso para produção de energia em larga escala.
  • Energia Eólica: é a energia gerada a partir do vento. Os aerogeradores transformam a energia do vento em energia elétrica. Aliás, o vento é utilizado há muitos anos como um "combustível" para a engenharia humana.
  • Energia Maremotriz: é a energia que se consegue produzir a partir das ondas e marés dos oceanos. Este é considerado um meio de energia bastante caro para ser implantado em longa escala.
  • Energia Hidráulica: a fonte de energia vem dos rios. As chamadas usinas hidroelétricas utilizam a força das águas para acionar turbinas que ajudam a produzir eletricidade. Esta é a principal fonte de energia renovável existente no Brasil, devido a sua grande quantidade de rios.
  • Energia de Biomassa: é a energia gerada a partir da decomposição de resíduos orgânicos. O "combustível" extraído deste processo é o gás metano.
  • Energia Geotérmica: energia gerada a partir do elevado calor que existe abaixo da crosta terrestre. As temperaturas podem chegar aos 5.000 graus Celsius.

Data de atualização: 05/06/2015. O significado de Energia renovável está na categoria: Ciência