Significado de Biomassa

O que é Biomassa:

Biomassa é o nome dado à massa biológica base da produção de energia a partir da decomposição de resíduos orgânicos. Entre os "combustíveis" que podem ser extraídos deste processo está o gás metano.

O conceito de biomassa se popularizou no final do século XX e começo do século XXI, com o surgimento da preocupação em aprimorar técnicas de produção e exploração de fontes de energias renováveis, devido a evidente escassez dos recursos tradicionais, como o petróleo e o carvão mineral.

Saiba mais sobre o Significado de Energia não-renovável.

A biomassa pode ser formada de substâncias de origem animal ou vegetal, como casca de frutas, esterco, madeira, restos de alimentos, resíduos agrícolas e florestais, entre outros materiais orgânicos.

Na realidade, a biomassa está presente na sociedade desde o princípio da história da humanidade, quando os seres humanos utilizavam o calor da lenha queimada para produzir energia.

Devido a sua forma de obtenção, a biomassa é classificada como uma fonte de energia renovável, ou seja, que nunca se esgota; inesgotável.

Todo o processo de produção de energia a partir da biomassa causa um impacto bastante pequeno na atmosfera, se for feito com controle. Através de usinas especiais, a queima da biomassa produz gases que, por sua vez, são transformados em energia.

A biomassa também pode se utilizada como fonte de alimento. A produção da biomassa comestível acontece através do processo de cozimento da fruta ou legume, que depois é transformado em uma massa biológica que pode ser usada em diversas receitas, como bolos ou brigadeiros de biomassa.

Vantagens e desvantagens da Biomassa

Entre as principais vantagens em utilizar a biomassa como fonte alternativa de energia, destaca-se:

  • Produz menos poluentes, sendo considerada uma "energia limpa";
  • Pode ser facilmente transportada;
  • Aplicável em vários lugares com facilidade;
  • Fonte inesgotável de matéria-prima;
  • Custo baixo de operação;
  • Reaproveitamento de resíduos sólidos orgânicos jogados nos lixos;
  • Possui uma elevada eficiência energética;

Já a principal desvantagem em um sistema de produção de biomassas, caso não haja o controle correto durante a produção, é o desmatamento desenfreado e a perda de nutrientes do solo, devido ao corte indevido de madeira para usar como lenha.

A emissão excessiva de CO2, gás carbônico que se origina a partir da combustão da madeira, pode ser prejudicial para o ambiente.

Biomassa no Brasil

Devido a sua grande extensão territorial e variedade de espaços ricos para o cultivo da agricultura, o Brasil torna-se um poderoso candidato a maior produtor mundial de biomassa.

De acordo com dados do Centro Nacional de Referência em Biomassa da Universidade de São Paulo (USP), o Brasil em 2014 atingiu a marca de quase 10% de toda a matriz energética nacional produzida exclusivamente com a biomassa.

O bagaço da cana-de-açúcar e os resíduos florestais são as matérias-primas mais utilizadas na produção brasileira, principalmente para a obtenção dos chamados biocombustíveis, como o biogás, biodiesel, bio-óleo e etc.

Veja também o Significado de Energia renovável.

O significado de Biomassa está na categoria: Ciência