Significado de Energia Eólica

O que é Energia Eólica:

Energia eólica é a energia que provém do vento. Ela é produzida pela transformação da energia cinética do vento em energia elétrica. Essa transformação é realizada por uma turbina eólica, também chamada de aerogerador.

O termo eólico vem do latim aeolicus, que pertence a Éolo, o deus dos ventos na mitologia grega.

A energia produzida pelos ventos é renovável porque não se esgota, e é limpa, pois não produz resíduos nem emite gases do efeito estufa - responsáveis pela intensificação do aquecimento global.

Energia eólicaTurbinas eólicas para a produção de energia elétrica.

Devido às suas vantagens, é considerada uma alternativa à energia produzida por combustíveis fósseis, que são poluentes, e à energia hidrelétrica, cujos impactos ambientais e os custos são maiores.

A energia eólica é utilizada há milhares de anos para atividades como moagem de grãos e bombeamento de água, mas foi a partir da década de 1970, com a crise do petróleo, que ela passou a ser utilizada para a geração de energia elétrica.

A primeira turbina eólica foi instalada na Dinamarca em 1976 e hoje lideram esse tipo de produção energética os seguintes países: China, Estados Unidos e Alemanha.

Saiba mais sobre efeito estufa e aquecimento global.

Como funciona a energia eólica?

Para a produção de energia elétrica a partir do movimento das massas de ar, são utilizadas turbinas chamadas aerogeradores, que têm formato de cataventos. A energia é produzida com a rotação de suas pás.

Para a produção de energia mecânica, como por exemplo, para o bombeamento de água, utilizam-se moinhos e cataventos.

Essas turbinas devem ser colocadas em locais com características adequadas a essa produção energética e mediante a realização de estudos de impacto ambiental.

Para produzir energia eólica é preciso que a densidade da massa de ar na região seja igual ou superior a 500 watts por metro quadrado, com altura de 50 metros e velocidade do vento de 7 ou 8 metros por segundo.

Quaisquer mudanças na velocidade do vento podem prejudicar o rendimento dessas turbinas, por isso, é muito importante um estudo detalhado sobre o comportamento das massas de ar na região onde se pretende instalar uma usina eólica.

Entenda o que é eólica e energia cinética.

Energia eólica no Brasil

A principal fonte energética no Brasil é a água, cerca de 90% da energia elétrica consumida pelos brasileiros provêm das usinas hidrelétricas.

Nos últimos anos, no entanto, a utilização da energia eólica tem crescido no país. Devido às condições climáticas em algumas regiões do Brasil, o potencial eólico do país é bastante relevante.

Estima-se que 71 mil km2 do território brasileiro apresente condições adequadas para a instalação de usinas eólicas. Essa região corresponderia a produção de 272 Terawatts-hora por ano, ou seja, 64% de toda energia consumida no país.

Além de produzir menos impacto que as usinas hidrelétricas, investir em energia eólica é importante para a diversificação da matriz energética do país.

A região Nordeste é a mais adequada para a produção desse tipo de energia, seguida da região Sul. Dentre as principais usinas eólicas do país, estão:

  • Complexo Eólico Alto Sertão I e II: localizado na Bahia, tem capacidade de produção de 680,5 megawatts de energia elétrica.
  • Complexo Eólico Osório: localizado no Rio Grande do Sul, tem capacidade de produção de 300 megawatts de energia elétrica.

Em 2002 foi criado o programa Fontes Alternativas de Energia Elétrica (Proinfa), com o intuito de estimular o investimento em fontes alternativas e renováveis de geração de energia.

Entenda o que é matriz energética e energia hidrelétrica.

Vantagens da energia eólica

A energia eólica é uma fonte de energia renovável e limpa e a produção de energia elétrica a partir dela é mais barata do que outras fontes, como a hidroelétrica.

Diferente dos combustíveis fósseis, como o petróleo e o carvão, os ventos são um recurso inesgotável, isso significa que esse recurso não se esgota com seu uso.

Saiba mais sobre energia renovável

Desvantagens da energia eólica

Uma das desvantagens da produção de energia eólica é a intermitência dos ventos, que ao longo do ano sofrem alterações que podem variar o rendimento das turbinas.

Apesar de ser uma energia limpa, existem impactos nas regiões onde são instaladas usinas eólicas. Um dos impactos negativos é a poluição sonora.

As turbinas eólicas produzem altos ruídos que podem afetar os ecossistemas e a vida da população local. A poluição sonora está relacionada a alguns impactos na saúde, como o aumento do estresse e transtornos psíquicos.

Outra externalidade negativa atinge as aves da região, que por voarem próximos às turbinas são frequentemente atingidas pelas pás, podendo sofrer ferimentos graves e até mesmo a morte.

Há estudos que relacionam a mudança dos fluxos migratórios das aves à instalação de usinas eólicas.

Conheça os tipos de poluição.

Data de atualização: 21/11/2019.