Significado de Geologia

O que é Geologia:

Geologia é a ciência responsável por estudar a origem, a história, a composição e as características do planeta Terra.

O principal foco deste ramo é o estudo sobre todos os componentes que formam o globo terrestre, desde a sua formação até as possíveis alterações que experimentará na sua estrutura ao longo dos anos.

A geologia é composta pelo estudo de todos os fatores que compõem a Terra, como os oceanos, continentes, relevos, fauna, flora e os diferentes processos de interação entre todas essas áreas.

Os geólogos (profissionais que estudam a geologia) também precisam compreender os diferentes sistemas evolutivos presentes no planeta.

Para estarem aptos a desenvolverem o seu trabalho, os geólogos devem ter conhecimentos sobre várias áreas, como topografia, paleontologia, mineralogia, biologia, entre outras.

Atualmente, os geólogos podem atuar em diferentes campos de trabalho, sendo a engenharia geológica e a geologia ambiental as áreas mais populares.

A geologia é subdividida em diversos ramos, como a: litologia, paleontologia, geologia dinâmica (estudo dos fenômenos que modificam a crosta terrestre), a geologia história, a estratigrafia, entre outros.

A palavra “geologia” se originou a partir da junção dos termos gregos ge-, que significa “terra”, e logos, que quer dizer “estudo”. Logo, geologia significa literalmente “estudo da terra”.

Geologia do Brasil

A geologia brasileira é predominantemente composta por planícies baixas e contínuas, destacando-se do restante dos territórios da América do Sul.

Mais da metade do território brasileiro também é formado por bacias sedimentares, locais onde há a presença de importantes combustíveis fósseis.

O Brasil apresenta três principais estruturas geológicas:

  • Escudos cristalinos: corresponde 36% do território brasileiro e são regiões áreas formadas durante o período Pré-Cambriano.
  • Bacias sedimentares: corresponde a 58% do território e são estruturas mais novas do que os escudos cristalinos.
  • Terrenos vulcânicos: apenas 8% do território brasileiro, pois é considerado um tipo de formação rara. Os terrenos vulcânicos são responsáveis pela produção do tipo mais fértil de solo do Brasil, conhecido como “terra roxa”.

Ver também: o significado de Geografia.

Data de atualização: 11/09/2016.