Significado de Não-binário

O que é Não-binário:

O termo não-binário refere-se às pessoas que não se percebem como pertencentes a um gênero exclusivamente. Isso significa que sua identidade de gênero e expressão de gênero não são limitadas ao masculino e feminino.

Também chamadas de genderqueer, as pessoas que se consideram não-binárias podem não se reconhecer com a identidade de gênero de homem ou mulher - ausência de gênero - ou podem se caracterizar como uma mistura entre os dois. Ou seja, apesar de possuir os órgãos genitais de determinado sexo, não se reconhecem totalmente com esse gênero.

História da não-binaridade

Embora pareça um fenômeno recente, a não-binaridade é muito comum na história da humanidade. Diversas civilizações, em momentos diferentes da história e em diferentes regiões do mundo, reconheciam a existência de outras possibilidades de gênero além de masculino e feminino.

Um dos exemplos são os "Mahu" da Polinésia, que são pessoas com uma identidade de gênero ambígua. Eles possuem tanto características do homem como da mulher, ou seja, são uma mistura dos dois e podem ser chamados de terceiro sexo. É uma cultura ancestral, mas ainda existem "Mahus" na ilha taitiana - hoje o termo também é usado em referência aos transexuais.

Outro exemplo de não-binaridade são os povos originários da América do Norte. Era comum nas tribos da região encontrar pessoas reconhecidas como Two Spirit (Dois Espíritos), que em sua crença, possuíam no mesmo corpo o espírito masculino e o feminino.

Identidade de gênero e expressão de gênero

Como já mencionado, uma pessoa não-binária é aquela que não tem sua identidade e expressão de gênero limitadas ao masculino e ao feminino. Entenda o que significa cada um desses conceitos:

Identidade de gênero

A identidade de gênero refere-se à relação que as pessoas têm com seu próprio gênero, isto é, se o gênero que se identificam é o mesmo do sexo biológico. Nesse sentido, as pessoas podem ser cis ou trans.

As pessoas cis são aquelas que se reconhecem no mesmo gênero do sexo biológico. As trans, também chamadas de transexuais, são aquelas que possuem uma identidade de gênero diferente das que lhe foi atribuída por razões biológicas.

A identidade de gênero é diferente de orientação sexual. Enquanto a identidade de gênero trata do reconhecimento da pessoa com o próprio sexo, a orientação sexual está relacionada ao desejo sexual de uma pessoa.

Expressão de gênero

A expressão de gênero é a maneira como as pessoas se mostram para o mundo, como expressam sua feminilidade ou masculinidade. Geralmente é uma extensão da identidade de gênero, mas não está necessariamente relacionada a ela.

A maneira de se comportar, as roupas e acessórios usados e o corte de cabelo são exemplos de aspectos que retratam a expressão de gênero de uma pessoa - é a maneira como a pessoa quer ser vista pelos outros. Pode ser mais feminina ou mais masculina, ou uma mescla das duas expressões.

Veja também os 10 momentos importantes no combate à homofobia.

Bandeira da visibilidade não-binária

A bandeira que representa a causa não-binária foi criada por Kye Rowan, em 2014.

Não-binário

Ela é composta por quatro cores, com significados distintos:

  • Amarelo: gêneros fora do masculino e feminino.
  • Branco: gêneros múltiplos (trigêneros, poligêneros, etc).
  • Púrpura: gêneros masculino e feminino misturados.
  • Preto: ausência de gênero.

Veja também o significado de gênero, identidade de gênero e transgênero.

Data de atualização: 11/04/2019.