Significado do Princípio da legalidade
O que é o Princípio da legalidade:
O princípio da legalidade é um conceito jurídico que parte dos direitos e garantias fundamentais do indivíduo e estabelece que não existe crime se não estiver previsto em lei.
A palavra princípio significa algo que vem logo no começo, a causa, o que dá a base. É portanto uma definição pela qual a teoria se desenvolve. No universo jurídico, os princípios são criados para estruturar o Estado de Direito.
Legalidade vem de legal, que significa a característica daquilo que está dentro da lei. Toda ação criada em conformidade com a legislação integra a legalidade.
O princípio da legalidade é, portanto, uma das bases do ordenamento jurídico brasileiro, e todas as normas devem respeitar esta noção da nulidade de punição no caso de inexistência de regra prévia. O postulado aparece desde a Constituição Federal de 1988, assim como também faz parte do Código Penal Brasileiro.
A síntese do princípio da legalidade seria a frase latim nullum crimen nulla poena sine lege, que na tradução do latim quer dizer que nenhum crime será punido sem que haja uma lei.
Também de acordo com o Princípio da Legalidade ninguém está obrigado a fazer ou deixar de fazer algo, a menos que seja previsto em lei. É o que consta no Artigo Quinto, Inciso II, da Constituição Brasileira de 1988.
Da perspectiva do Direito Penal, o Princípio da Legalidade pode ser entendido como a garantia individual de que o legislador não vai atuar na criação de leis e penalizações sobre fatos acontecidos anteriormente.
Por exemplo, não estava previsto em lei que fazer grafite no muro de particulares é crime, e nem possui punição para tal. Um indivíduo pratica tal ato em um dia. No outro, uma lei é instaurada estabelecendo pena de até 05 anos para quem vandalize o muro alheio. O indivíduo não pode ser condenado pelo que fez no dia anterior, apenas pelo que possa vir a fazer depois de publicada a lei.
O princípio da legalidade é parte importante do Direito Administrativo, e limita a Administração Pública a fazer apenas aquilo que é previsto em lei. De acordo com o Artigo 37 da Constituição federal, que diz:
"Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência(...)"
Veja também:
- Significado de Estado de direito
-
Lei complementar e Lei ordinária
- Significado de Publicidade
- Significado de Legal
-
Rebus sic stantibus (significado e explicação)
- Significado de Maktub
- Significado de Omnia vincit
-
Estoicismo: o que é, significado e o que é ser estóico
- Entenda quais são os Princípios Constitucionais
- Significado de Direito constitucional