Significado de Quinta Coluna

O que é Quinta Coluna:

Quinta coluna é uma expressão considerada sinônimo de traição, caracterizada pela reunião de um grupo de pessoas que atuam clandestinamente com a intenção de trair os seus companheiros, a sua pátria ou sua organização.

Originalmente, a “quinta coluna” se referia ao grupo de indivíduos que agiam em determinado país em favor de uma nação inimiga, principalmente em períodos de guerra.

Em casos de guerras internacionais, os membros da “quinta coluna” podiam atuar tanto como espiões, como sabotadores, auxiliando o país rival a conquistar os seus objetivos bélicos.

Atualmente, esta expressão também é usada para se referir a qualquer pessoa que auxilia no desenvolvimento de atividades clandestinas, relacionadas com espionagem e sabotagem, seja em empresas ou demais corporações, por exemplo.

Saiba mais sobre o significado da Guerra Civil.

Origem da expressão “Quinta Coluna”

A origem da expressão “quinta coluna” teria surgido durante a Guerra Civil Espanhola (1936 – 1939), quando o general Queipo de Llano, utilizando uma formação militar conhecida como “quatro colunas”, marchava em direção à Madrid e declarou que lá estaria a “quinta coluna”, que o esperava na cidade para saudá-lo.

Neste caso, a “quinta coluna” se referia a uma facção de simpatizantes do general Francisco Franco que estava infiltrada na comunidade madrilena.

A expressão se popularizou internacionalmente com a Segunda Guerra Mundial, quando foi utilizada para se referir aos soldados que defendiam a invasão nazi e de seus aliados, mas que pertenciam aos países que eram inimigos da Alemanha Nazista.

Como dito, a “quinta coluna” não é usada apenas para se referir aos militares, mas também as pessoas que, no âmbito de uma guerra, agiam por meio de sabotagem e criação de boatos, com o intuito de “atacar de dentro para fora”.

O significado de Quinta Coluna está na categoria: Expressões Populares