Significado de Sinovite e Tenossinovite

O que são Sinovite e Tenossinovite:

Sinovite é uma inflamação da membrana sinovial de uma articulação, enquanto que tenossinovite é um processo inflamatório ou infeccioso da bainha que recobre o tendão (bainha tendínea).

A membrana sinovial de uma articulação é uma fina camada de tecido conjuntivo que produz líquido sinovial, que tem ação lubrificante e nutritiva sobre a articulação.

A sinovite é causada por uma irritação do tecido sinovial, que leva a uma produção excessiva de líquido sinovial. Pode estar associada a um processo infeccioso da região, sendo chamada de pioartrite, uma infecção específica ou inespecífica de uma articulação, com pus no seu interior.

A sinovite no joelho é muito frequente, mas também pode acometer pequenas articulações da mão, punho, cotovelo, ombro, quadril, tornozelo e pé.

A tenossinovite ou tendinite caracteriza-se por uma inflamação da bainha tendínea, uma fina camada de tecido conjuntivo que envolve e lubrifica o tendão. Pode ser causada por esforço repetitivo, doenças ou trauma local.

A tenossinovite mais comum é a Doença de De Quervain - tenossinovite do músculo abdutor longo do polegar e do músculo extensor curto do polegar.

Os principais sintomas de tenossinovite são:

  • Dor;
  • Edema;
  • Hiperemia (vermelhidão);
  • Pode surgir crepitação (discreta vibração ao movimentar o tendão).

Data de atualização: 18/03/2015.