Tipos de pessoas não binárias: trans, agênero e outras identidades
Uma pessoa não binária é aquela que não se sente nem homem, nem mulher. Isso quer dizer que ela não se encaixa na ideia de que só existem dois gêneros (homem e mulher).
A pessoa não binária pode se identificar com um gênero neutro, mudar de gênero ao longo do tempo ou combinar elementos masculinos e femininos em sua identidade, além de outras formas de se identificar.
A não binaridade abrange diversas maneiras de entender o próprio gênero. Não existe um número exato de tipos de gêneros não binários, porque cada pessoa pode se identificar de forma única. Conheça alguns gêneros não binários:
Agênero
Uma pessoa agênero é alguém que não se identifica com nenhum gênero. Ou seja, ela não se vê nem como homem, nem como mulher, e também não se encaixa em outras identidades de gênero. Para pessoas agêneros, a ideia de ter um gênero não faz sentido, portanto se consideram sem gênero.
Andrógino (andrógine)
O gênero andrógino é a identidade na qual a pessoa se identifica com uma mistura ou combinação de características tanto masculinas quanto femininas, ou com uma identidade que está entre os gêneros homem e mulher.
Pessoas andróginas podem expressar essa mistura de diferentes formas, seja na aparência, no comportamento ou no estilo de vida. Podem adotar elementos (como corte de cabelo, roupa, entre outros) de ambos os gêneros ou uma neutralidade que não segue os padrões.
Gênero fluido
Uma pessoa de gênero fluido muda a sua identidade de gênero com o tempo. Por exemplo, ela pode se sentir homem, mulher, ambos, nenhum, ou uma combinação de gêneros. Essas mudanças podem ocorrer de maneira rápida ou ao longo de sua vida, e podem também variar de intensidade. Para pessoas de gênero fluido, o gênero não é fixo e pode se adaptar conforme os sentimentos ou contextos pessoais.
Mulher não binária (não binárie)
Uma mulher não binária é uma pessoa cuja identidade inclui características femininas, mas não se encaixa totalmente na categoria tradicional de mulher. Ou seja, ela se identifica com o feminino, mas também vivencia o seu gênero de uma forma que não é exclusivamente feminina.
Essa identidade de gênero pode ser expressa de muitas maneiras, além do aspecto feminino, pode misturar outros gêneros, pode apresentar uma fluidez entre gêneros ou ainda incorporar elementos de gênero não binário.
Homem não binário (não binárie)
Um homem não binário é uma pessoa cuja identidade inclui aspectos masculinos, mas não se encaixa completamente no papel tradicional de homem. O homem não binário se identifica com características masculinas, mas não vivencia a sua identidade de forma exclusivamente masculina, podendo mesclar gêneros ou ter fluidez entre diferentes gêneros.
Demigênero
Demigênero é a identidade de gênero em que a pessoa se identifica parcialmente com um gênero, mas não completamente. A pessoa pode sentir uma conexão parcial com um gênero específico (homem ou mulher, por exemplo), contudo, uma parte de si não se alinha a nenhuma categoria de gênero.
Portanto, há conexão parcial com um gênero e há outra parte que é neutra ou indefinida. Uma pessoa demigênero, como exemplo, pode ser demimenino (pessoa que se identifica parcialmente como homem) ou demimenina (pessoa que se identifica parcialmente como mulher).
Transfeminina (transfeminine)
Uma pessoa transfeminina é alguém que nasceu com o sexo biológico masculino, mas que se identifica como mulher ou possui um lado feminino. Ela pode mudar sua aparência, jeito de vestir ou usar pronomes femininos para se sentir mais alinhada com quem realmente é.
Entretanto, nem todas as pessoas transfemininas se veem totalmente mulher; algumas podem se sentir entre o feminino e outro gênero, mas sempre têm uma forte ligação com o lado feminino.
Transmasculino (transmasculine)
Uma pessoa transmasculina é alguém que nasceu com o sexo biológico feminino, mas se identifica como homem ou com características masculinas. Há pessoas transmasculinas que se identificam completamente como homens e há quem se sinta entre o masculino e outro gênero, mas sempre com uma ligação mais forte com o lado masculino.
Neutrois
Neutrois é uma identidade de gênero em que a pessoa se identifica como neutra, sem gênero ou com um gênero que não se encaixa nas categorias de masculino ou feminino.
Apesar de parecer ter um significado semelhante ao da identidade agênero, são conceitos diferentes. Enquanto agênero é alguém que sente total ausência de gênero (como se o conceito de gênero não se aplicasse a essa pessoa), neutrois é quem tem como gênero a neutralidade.
Xenogênero
Xenogênero é uma identidade que vai além dos conceitos tradicionais de masculino, feminino ou mesmo neutro. Quem se identifica como xenogênero descreve seu gênero usando referências que não estão relacionadas ao ser humano. Geralmente são conceitos associados a natureza, aos animais, ao espaço ou aos objetos. Por exemplo, uma pessoa xenôgenero pode se sentir como uma floresta, uma estrela ou algo mais abstrato.
Veja o infográfico com as identidades, seus símbolos e bandeiras:
Diferenças entre não binário, trans e cisgênero
Não binário, transgênero e cisgênero são termos abrangentes para tipos de identidade de gênero. Entenda as diferenças:
- Não binário é alguém que não se encaixa nas categorias tradicionais de masculino ou feminino. Elas podem se identificar com uma mistura de ambos, nenhum ou estar em algum lugar entre esses gêneros. Como exemplos, agênero, gênero fluido, andrógino, entre outros.
- Transgênero (trans) é o termo dado as pessoas cujo gênero é diferente do seu sexo biológico. Uma pessoa que nasceu com o sexo masculino, mas se identifica como mulher, é transgênero. Isso inclui pessoas que são homens ou mulheres trans, e pessoas não binárias (pois suas identidades também não correspondem ao gênero do nascimento).
- Cisgênero (cis) é quem a identidade corresponde ao gênero do nascimento. Por exemplo, uma pessoa que nasceu com o sexo feminino e se identifica como mulher.
Leia mais sobre o que é ser transgênero e a comunidade LGBTQIA+.
Não binaridade e orientação sexual
Não binaridade está no âmbito da identidade de gênero, não da orientação sexual. É importante deixar claro que identidade de gênero e orientação sexual são coisas diferentes.
A identidade de gênero é como a pessoa se identifica, pode ser não binário, transgênero, cisgênero, entre outros. Já a orientação sexual tem a ver com o interesse sexual e afetivo. Os tipos de orientação sexual mais conhecidos são: heterossexual, homossexual, bissexual e pansexual.
Por exemplo, um homem cisgênero que tem interesse por mulheres cis ou trans é heterossexual. Uma mulher transgênero que se relaciona com mulheres cis ou trans é homossexual (ou lésbica). Um homem transgênero que se relaciona com mulheres cis ou trans é heterossexual.
Leia mais sobre pansexualidade, homossexualidade, o que é identidade de gênero e diferença entre orientação sexual e identidade de gênero.
O caso dos pronomes: como se dirigir a uma pessoa não binária
A nossa gramática reconhece a existência de apenas dois gêneros: o masculino e o feminino. Assim, quando queremos nos referir a um homem, usamos o pronome “ele”, e quando queremos nos referir a uma mulher, usamos "ela".
Boa parte dos nomes (substantivos e adjetivos) flexionam em gênero, por isso, diferenciamos o “professor” da “professora”, o “aluno” da “aluna”, entre outros. Mas se a pessoa não se identifica com nenhum dos dois gêneros, qual pronome devemos usar?
A fim de corrigir essa limitação do idioma, criou-se a linguagem neutra alternativa. Essa nova forma de se comunicar coloca o pronome “elu” (em alternativa ao “ele” e “ela”).
Assim, quando se trata de uma pessoa não binária, a forma mais adequada de nos referirmos a ela é usar a linguagem neutra. Por exemplo: “elu vai sair com a gente?”. “Elu” se desdobra em “delu”, “nelu”, “aquelu”, como em "essa mochila é delu?".
No caso das flexões em gênero, utiliza-se a letra “e” em substituição ao “o” e ao “a” que marcam os gêneros nos finais das palavras. Exemplo: “professore”, “alune”, “amigue”, “menine”, entre outros. Na dúvida de quais pronomes usar, o melhor a se fazer é perguntar à pessoa de que forma ela gostaria de ser tratada.
Experimente ler estes também:
- Identidade de Gênero: o que é e quais os tipos (trans, cis, não-binário)
- Gênero Não-Binário
- Cisgênero (e o que significa Homem Cis e Mulher Cis)
- Pansexual
- Entenda a diferença entre cisgênero e transgênero
- Bandeiras LGBT+: quais são e o significado de cada uma
- Andrógino
- Orientação Sexual e Identidade de Gênero (quais são e o que significam)
- Estereótipo: o que é e tipos (com exemplos)
- Queer