Significado do Equinócio de outono

O que é o Equinócio de outono:

Equinócio de Outono é o fenômeno astronômico que marca a transição entre o fim do Verão e o início do Outono.

O equinócio de Outono (também conhecido por "Ponto Libra") está sempre em oposição ao equinócio de Primavera, pois as estações do ano são diferentes em cada hemisfério da Terra. Em outras palavras, quando o Hemisfério Norte está no equinócio de Outono, no Hemisfério Sul é equinócio de Primavera.

O equinócio é o período em que os raios solares estão com maior incidência nas regiões próximas da linha do Equador, fazendo com que o dia e a noite tenham o mesmo período de tempo (aproximadamente 12 horas cada).

Para algumas doutrinas e crenças, principalmente pagãs, como o ocultismo ou a bruxaria, o equinócio do Outono possui um significado místico.

Equinócio de Outono nos hemisférios

No Hemisfério Sul, onde está localizado o Brasil, o equinócio de Outono ocorre durante o mês de março, normalmente entre os dias 20 e 21. Neste mesmo período, o Hemisfério Norte presencia o equinócio da Primavera, que dá início a esta estação.

No Brasil, o equinócio de Outono de 2020 vai acontecer exatamente no dia 20 de março às 03:49 (horário de Brasília).

Já no Hemisfério Norte, o equinócio de Outono acontece durante o mês de setembro, entre os dias 22 e 23. Enquanto isso as pessoas no Hemisfério Sul passam pelo equinócio da Primavera.

Equinócio de Primavera

O equinócio de Primavera marca a chegada desta estação nos hemisférios.

No Hemisfério Sul o fenômeno ocorre nos dias 22 ou 23 de setembro e no Hemisfério Norte o equinócio de Primavera acontece entre os dias 20 ou 21 de março.

Veja mais sobre os significados de Equinócio de Primavera e Equinócio.

Solstício

Enquanto que o equinócio marca o início do Outono ou da Primavera, o solstício é o acontecimento astronômico que marca o começo do Verão ou do Inverno, dependendo do hemisfério terrestre.

No Hemisfério Sul o solstício de Inverno acontece no mês de junho e o solstício de Verão ocorre em dezembro.

Ao contrário disso, no Hemisfério Norte o solstício de Verão acontece em junho e o solstício de Inverno ocorre no mês de dezembro.

Descubra mais sobre os significados de Solstício, Solstício de Inverno e Solstício de Verão.

Data de atualização: 25/03/2019.