Equinócio de Primavera

Equinócio de primavera é o fenômeno astronômico que marca o início oficial desta estação. No Brasil e em todo o Hemisfério Sul, este evento ocorre no mês de setembro.

Como o próprio nome sugere, o equinócio de primavera representa o fim do inverno (estação anterior) e começo da primavera. Durante o fenômeno, o sol incide com maior intensidade na região equatorial da Terra, fazendo com que o dia e a noite tenham exatamente a mesma duração (12 horas cada).

Os equinócios marcam o início da primavera e do outono, dependendo do hemisfério e do período do ano em que forem observados.

Equinócio de primavera nos hemisférios

No Brasil, que está localizado no Hemisfério Sul, o equinócio de primavera normalmente ocorre entre os dias 21 e 23 de setembro (variando anualmente).

Já no Hemisfério Norte, o equinócio de primavera acontece normalmente em 20 ou 21 de março.

Equinócio de primavera em 2020

Em 2020 o equinócio de primavera no país vai acontecer no dia 22 de setembro às 13:31.

Equinócio de outono

Enquanto ocorre o equinócio de primavera no Hemisfério Sul, o Hemisfério Norte presencia o equinócio de outono, que marca o início desta estação para aquela região.

No Hemisfério Sul, o equinócio de outono ocorre entre os dias 20 e 23 de março. Já no Hemisfério Norte, acontece entre os dias 21 e 23 de setembro.

Descubra mais sobre os significados de Equinócio e Equinócio de outono.

Solstício

Os solstícios também são fenômenos astronômicos, mas estes eventos marcam o início do verão ou do inverno, dependendo do hemisfério terrestre. Estes acontecimentos também ocorrem duas vezes ao ano, assim como os equinócios.

No Hemisfério Sul, o solstício de verão acontece em dezembro e o solstício de inverno ocorre em junho.

Já no Hemisfério Norte ocorre o contrário: em junho acontece o solstício de verão e em dezembro acontece o solstício de inverno.

Saiba mais sobre os significados de Solstício, Solstício de verão e Solstício de inverno.

Data de atualização: 02/01/2020.