Fases da Lua

Rafael C. Asth
Revisão por Rafael C. Asth
Professor de Matemática e Física

As fases da Lua resultam dos movimentos da Lua e da Terra em torno do Sol. Conforme a posição desses astros, vemos diferentes porções da Lua iluminada.

O que determina cada uma das fases é o tamanho da área da Lua iluminada pelo Sol. As principais fases da Lua são a Nova, Crescente, Cheia e Minguante. Cada uma dura entre 7 a 8 dias e o ciclo lunar completo tem entre 29 e 30 dias.

Lua Nova

Nessa fase, a Lua está posicionada entre o Sol e a Terra. Como está na mesma direção do Sol, a face da Lua voltada para a Terra não está iluminada e por isso é impossível vê-la a noite.

Com o passar dos dias, a Lua vai se tornando mais visível, até entrar na fase seguinte. Durante a Lua Nova, a Lua nasce por volta das 6h da manhã e se põe por volta das 18h.

Lua Crescente

É a fase em que a Lua forma um ângulo de 90° com a Terra e podemos enxerga uma pequena porção de sua superfície. O formato da Lua é em semicírculo e o lado da Lua que visível depende do hemisfério em que o observador está.

No caso do Hemisfério Sul, a parte convexa da Lua está apontada para o oeste. A Lua Crescente nasce aproximadamente às 12h (meio-dia) e se pões às 00h (meia-noite).

Lua Cheia

A Lua Cheia acontece quando a Terra está entre a Lua e o Sol. Como nesse período os raios de Sol chegam a toda a face visível do astro, a Lua fica totalmente iluminada para o observador. Nessa fase, a Lua nasce próximo às 18h e se põe próximo às 6h.

Lua Minguante

Nessa etapa, a Lua volta ao formato de semicírculo, porém do lado oposto à Lua Crescente. É possível ver uma faixa estreita do satélite, pois está novamente posicionado a 90° da Terra.

A Lua vai minguando até se tornar Nova e iniciar um novo ciclo. A Lua Minguante nasce aproximadamente a 00h (meia-noite) e se põe das 12h (meio-dia).

Fases intermediárias da Lua

O ciclo lunar é composto pelas quatro principais fases da Lua, entretanto, há ainda quatro fases intermediárias, que acontecem entre as Luas Cheia e Minguante, e Luas Nova e Crescente.

Lua Gibosa Minguante

Acontece após a Lua Cheia, quando a iluminação sobre a Lua está começando a diminuir. É possível ser praticamente metade da superfície do astro.

Lua Quarto Minguante

Ocorre depois da Gibosa Minguante, nessa fase vemos ¼ da superfície lunar.

Lua Quarto Crescente

Acontece após a Lua Crescente. É possível ver um ¼ da superfície da Lua, um pouco mais do que na fase anterior.

Lua Gibosa Crescente

Ocorre após a Quarto Crescente, nessa fase a iluminação sobre o astro continua a aumentar, sendo possível ver metade da Lua. Após essa fase, acontece a Lua Cheia.

Entenda como acontecem as fases da Lua

A Lua é um satélite e não possui luz própria, isso significa que nós só podemos enxergá-la da Terra graças à luz do Sol. Mas, como a Terra e a Lua estão em constante movimentação ao redor do Sol, de tempos em tempos, vemos diferentes proporções da sua superfície iluminada.

As proporções da Lua iluminadas pelo Sol são representadas pelas fases lunares: Nova, Crescente, Cheia e Minguante. Cada uma dessas fases dura entre 7 a 8 dias, portanto, o ciclo lunar completo dura entre 29 e 30 dias.

Para compreender quando ocorre cada uma dessas fases, é preciso saber como acontecem os movimentos executados pela Lua, especialmente o em torno do Sol.

A Lua faz três tipos de movimentos:

  • Rotação: gira em torno do seu próprio eixo;
  • Revolução: gira ao redor do planeta Terra;
  • Translação: gira em torno do Sol junto com a Terra.

Fases da luaRepresentação gráfica das fases da Lua.

O giro que a Lua realiza em torno do seu próprio eixo (Movimento de Rotação) é, de certa forma, sincronizado com a volta que faz ao redor da Terra (Movimento de Revolução), levando aproximadamente o mesmo tempo para realizar os dois movimentos: 27,3 dias.

Como resultado, a mesma face da Lua está sempre voltada para a Terra, e essa é a razão pela qual não conseguimos ver a outra metade da lua. Essa face visível é também a que recebe a luz do Sol.

Conforme a Lua realiza seu Movimento de Revolução e também o Movimento de Translação, juntamente com a Terra, a incidência solar na parte visível da Lua varia, fazendo com que porções distintas (do mesmo lado) sejam iluminadas, contribuindo para a existência das fases da Lua.

Como as fases da Lua influenciam as marés

O movimento de subida e descida das águas dos oceanos é conhecido como maré. Esse movimento é influenciado pelas fases lunares. Além da Lua, o Sol e o próprio movimento de rotação da Terra também influenciam na elevação e redução das marés.

A influência acontece porque a Terra e a Lua se atraem pela força da gravidade. Esse efeito provoca uma deformidade no formato da Terra, que produz um bojo nas extremidades alinhadas à Lua. Esse bojo são as águas do oceano atraídas pela Lua e que causarão as marés.

O sol também exerce uma força gravitacional sobre a Terra, porém menor que a Lua. Assim, quando o Sol, a Lua e Terra se alinham, o efeito se multiplica e ocorre a maré alta. Portanto, as marés altas correspondem às fases de Lua Nova e Cheia - quando ocorre o alinhamento dos astros.

Quando a Lua e o Sol formam um ângulo reto entre eles, a atração dos corpos se neutraliza e acontece a maré baixa. Esse posicionamento dos astros corresponde às Luas Crescente e Minguante.

A hora e local onde as marés baixas e altas acontecem dependem do movimento de rotação da Terra, ou seja, da movimentação ao redor do seu próprio eixo.

Eclipses

Os eclipses acontecem quando os três corpos celestes Sol, Lua e Terra estão alinhados. Esse alinhamento pode ocasionar o ocultamento da Lua pela sombra da Terra, o que chamamos de eclipse lunar, ou pode ocultar o Sol com a sombra da Lua, nesse caso, o eclipse solar.

EclipseRepresentação gráfica dos eclipses lunar e solar.

Em todos os ciclos da Lua, os três corpos celestes se alinham, porém, os eclipses não acontecem todos os meses porque a órbita da Lua está inclinada a 5° em relação ao plano de rotação da Terra.

O alinhamento de Sol, Lua e Terra suficiente para ocasionar um eclipse (solar ou lunar) acontece em média duas ou três vezes ao ano.

Eclipse solar: total ou parcial

  • O eclipse total acontece quando a Lua cobre o sol completamente, ele pode ser visto apenas de uma pequena parte do Globo, é o ponto central e mais escuro da sombra na imagem acima. Nesse local, durante o eclipse, o céu escurece como se fosse noite.
  • O eclipse parcial acontece quando a Lua cobre apenas parte do Sol. Ele pode ser visto a partir de uma área maior do Globo, representada pela sombra mais clara na imagem.

Entenda mais sobre o assunto em:

Rafael C. Asth
Revisão por Rafael C. Asth
Professor de Matemática licenciado, pós-graduado em Ensino da Matemática e da Física e Estatística. Atua como professor desde 2006 e cria conteúdos educacionais online desde 2021.
Outros conteúdos que podem interessar