Significado de Extrativismo

O que é Extrativismo:

Extrativismo é o termo utilizado para representar o ato da retirada de todo o tipo de material da natureza para fins comerciais, pessoais ou industriais.

O extrativismo é uma das mais antigas atividades dos seres humanos, que desde os primórdios da humanidade extraem da natureza tudo aquilo que precisam para sobreviver, como animais, plantas e alguns minérios.

Existem vários tipos diferentes de extrativismo, sendo os mais comuns: extrativismo vegetal, extrativismo mineral e o extrativismo animal.

Extrativismo vegetal

O extrativismo vegetal é quando o ser humano retira os produtos vegetais que estão presentes na natureza, como a madeira, a bocharra, seivas, frutos selvagens e etc.

Extrativismo vegetal e agricultura são duas definições completamente diferentes. Na agricultura o homem colhe os produtos que cultivou e produziu, enquanto que no extrativismo ele retira aquilo que foi criado exclusivamente pela própria natureza, sem interferência do ser humano.

Descubra mais sobre o significado de agricultura.

Extrativismo mineral

O extrativismo mineral, também conhecido por mineração, é um dos tipos de extrativismo mais dispendioso, pois são necessários equipamentos especiais para a sua realização.

Consista na extração de materiais encontrados no interior da crosta terrestre, que possuem grande valor econômico e de extrema utilidade para a manutenção da vida na terra.

Alguns exemplos: ferro, ouro, petróleo, cobre, alumínio, e muitos outros.

Extrativismo animal

Este tipo de extrativismo envolve a caça e a pesca, ou seja, a perseguição, captura e morte de animais que se encontram em seus habitats naturais.

O extrativismo animal é aceitável apenas como um meio de subsistência humana.

Atualmente, no entanto, a caça predatória tornou-se um problema extremamente alarmante para o equilíbrio do meio ambiente, fazendo com que muitas espécies de animais entrassem em extinção.

Saiba mais sobre Animais em extinção.

Extrativismo no Brasil

O extrativismo foi a primeira atividade feita pelos portugueses quando chegaram ao Brasil, durante o século XVI.

O material mais explorado – além do ouro e outros minérios – foi o pau-brasil, uma árvore que era extraído um pigmento avermelhado, muito utilizado no tingimento de tecidos, por exemplo.

Atualmente, o extrativismo vegetal no Brasil é mais presente na região Norte do país, com a extração da borracha (das seringueiras), das castanhas e de madeiras.

Os principais minérios extraídos no Brasil são: minério de ferro, petróleo, ouro, bauxita, entre outros.

Veja também o significado de Pau-brasil.

Extrativismo na Amazônia

O extrativismo na Amazônia brasileira começou a se intensificar a partir de meados do século XVIII, com o crescente interesse pelas chamadas “Drogas do Sertão”.

Os índios e caboclos nativos desta região eram, na maioria das vezes, obrigados a participar do trabalho de extração das matérias-primas oriundas da Amazônia.

Os principais produtos extraídos eram as plantas medicinais, o cacau, resinas, peixes, castanha e a borracha. 

Data de atualização: 03/12/2018. O significado de Extrativismo está na categoria: Geral