Significado de Hibernar

O que é Hibernar:

Hibernar é um verbo intransitivo da língua portuguesa e significa um estado ou condição de ociosidade, desocupação ou quando a atividade metabólica corporal diminui drasticamente, fazendo o corpo entrar em estado de entorpecimento.

O ato de hibernar está relacionado com o estado de hibernação, que normalmente acontece com alguns animais durante o inverno. O metabolismo dos animais que hibernam cai bastante durante a estação mais fria do ano, fazendo com que entrem em um estado de "coma induzido".

Hibernar, para vários animais que habitam zonas frias do planeta, é um modo de sobrevivência, já que durante o inverno é difícil ou mesmo impossível conseguir alimentos. Com a hibernação e o nível metabólico extremamente baixo, os animais não sentem a necessidade de gastar muita energia ao longo do dia, sobrevivendo mesmo com uma alimentação escassa ou nula.

Modo hibernar no PC

Nos computadores, o modo hibernar é uma função que "desliga" o equipamento, salvando todas as páginas, programas ou arquivos que estavam sendo usados. Quando o PC é "religado", ou seja, quando sai do "modo hibernar", todas páginas e programas voltam a ser ativados, exatamente como estavam antes da "hibernação".

A função é chamada de "modo hibernar" por causa da semelhança com a ação de se "desativar" ou "entrar em ociosidade", ato que os animais praticam durante o inverno como modo de sobrevivência.

Exemplo: "Os ursos hibernam no inverno" / "Os computadores hibernam quando não estão em uso".

Veja também o significado de urso.

Data de atualização: 07/02/2019. O significado de Hibernar está na categoria: Geral