Significado de Pauta

O que é Pauta:

Pauta é um substantivo feminino que significa lista ou relação. Tem origem no termo em latim pactus, que descreve alguma coisa que está estabelecida ou fixa.

As linhas horizontais que existem em uma folha de papel também são conhecidas como pauta. Antigamente a pauta consistia em uma folha de papel com linhas que se colocava debaixo do papel (sem linhas) onde se escrevia uma carta, para que as linhas ficassem direitas.

No contexto da música, a pauta musical (ou pentagrama musical) corresponde às cinco linhas paralelas onde se introduzem as notas musicais.

No direito, um juiz usa uma pauta para averiguar as relações das datas e feitos que vão ser julgados.

A locução adverbial "em pauta" significa alguma coisa deve ser debatida, ou está na ordem do dia. Por exemplo: Temos que falar sobre esse assunto amanhã, porque ele não está em pauta.

A pauta de uma reunião é uma espécie de documento onde se encontram os tópicos que devem ser abordados durante a determinada reunião.

Pauta fiscal

A pauta fiscal é uma ferramenta usada no âmbito da administração, que tem como objetivo orientar e controlar em termos fiscais. A pauta fiscal informa o valor de mercado de um determinado produto, auxiliando na definição da base de cálculo do ICMS.

Pauta jornalística

A pauta jornalística é um importante elemento da área do jornalismo. A pauta serve para o jornalista como ponto de partida de uma reportagem. A pauta deve conter instruções que orientam o jornalista na sua tarefa, especificando detalhes relativos à abordagem que deve seguir para fazer a reportagem.

Antigamente, a pessoa que redigia a pauta era conhecida como pauteiro. No entanto, nos dias de hoje, a pauta costuma ser feita pelos editores e sub-editores.

Data de atualização: 06/02/2017.