Significado de Personificação

O que é a Personificação:

Personificação é o ato de conferir características humanas aos objetos inanimados ou ao que é abstrato, como as emoções e animais, por exemplo.

Na língua portuguesa, a personificação é classificada como uma figura de linguagem, que também é conhecida como prosopopeia.

Como dito, a personificação é o efeito de “humanizar”, ou seja, dá feições tipicamente humanas ao que é, originalmente, inanimado.

Exemplo: “A vida é cruel”; “Hoje o dia sorriu para mim” ou “O gato estava apaixonado pela encantadora e tímida gatinha”.

Este estilo é bastante explorado na literatura, principalmente em histórias de fantasias e fábulas. Deste modo, a narrativa se torna mais expressiva, dramática, poética e criativa, qualidades estas que são essenciais para a construção de um texto literário interessante.

A personificação também está presente em diversas expressões do cotidiano, como: “A manhã vos saúda”; “A sorte te sorri”; “Que as estrelas zelem teu sono”; entre outras.

Saiba mais sobre o significado das Figuras de linguagem.

Personificação e Prosopopeia

Na língua portuguesa, ambos os termos são considerados sinônimos e podem ser utilizados para representar a figura de linguagem que consiste em conceder caraterísticas humanas ao que é inanimado ou abstrato.

Ver também: o significado de Prosopopeia.

Data de atualização: 08/07/2016.