Significado de Probidade

O que é Probidade:

Probidade significa agir de acordo com os princípios éticos e morais aceitos em uma sociedade. Significa ter integridade de caráter. É uma característica de pessoas que costumam agir com ética e honra nas suas decisões.

É um substantivo feminino que se originou do latim probitas.atis.

Veja mais sobre o significado de ética e moral.

Probidade administrativa

Probidade administrativa é um termo relacionado ao Direito e caracteriza agir com honestidade na administração pública. Também se aplica ao desempenho de quem exerce uma função pública, como é o caso dos servidores concursados ou de outros agentes públicos.

Trabalhar com probidade administrativa é agir de acordo com os princípios básicos da administração pública: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

Quando um agente público toma uma decisão ou uma atitude que fere os princípios da administração e causa um prejuízo ao patrimônio, ele comete uma improbidade administrativa e pode ser penalizado por isso.

Veja o significado de improbidade administrativa.

O princípio da probidade é fundamental em todos os ramos do Direito. É indispensável nas relações entre os contratantes, na lealdade processual, na realização de licitações e em todas as decisões da administração pública.

A probidade na administração também significa agir com decoro. Um político eleito que tem comportamento ético e moral fora dos padrões esperados para o cargo pode ser punido por quebra de decoro parlamentar.

Saiba mais sobre decoro.

Sinônimos de probidade

São alguns dos principais sinônimos de probidade:

  • Honestidade;
  • Integridade;
  • Eticidade;
  • Decoro;
  • Moralidade;
  • Decência;
  • Caráter.

Os antônimos de probidade podem ser improbidade, desonestidade e imoralidade.

Data de atualização: 07/11/2017.