Surrealismo

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Surrealismo foi um movimento artístico e literário de origem francesa. É caracterizado pela expressão do pensamento de maneira espontânea e automática, regrada apenas pelos impulsos do subconsciente, desprezando a lógica e renegando os padrões estabelecidos de ordem moral e social.

Surgido em Paris na década de 1920, pertence às chamadas vanguardas modernistas europeias. O movimento buscava transcender a realidade racional e explorar o subconsciente humano.

Características do Surrealismo

Exploração do inconsciente

O surrealismo foi muito influenciado pela teoria psicanalítica de Sigmund Freud, que destacava a importância do inconsciente na formação do comportamento humano. Seus artistas buscavam explorar os recantos da mente, dando expressão visual e literária aos sonhos, desejos reprimidos e pensamentos subconscientes.

Desautomatização

André Breton, em seu manifesto surrealista, propôs o conceito de "desautomatização" como um meio de romper com as convenções automáticas da mente racional. Essa ideia visava liberar a mente das amarras lógicas e permitir uma expressão mais autêntica e espontânea.

Escrita automática

Uma técnica literária fundamental do surrealismo é a escrita automática, na qual os escritores produzem textos sem controle consciente ou censura. Essa prática permitia que ideias e imagens fluíssem diretamente do inconsciente para o papel, resultando em obras frequentemente desconcertantes.

Colagem e montagem

Na arte visual, o surrealismo frequentemente empregava técnicas de colagem e montagem para criar composições inusitadas. A combinação de elementos aparentemente desconexos criava imagens surreais e provocativas, desafiando a lógica e a realidade convencional.

Imagens surrealistas

As obras visuais surrealistas muitas vezes apresentavam imagens perturbadoras, oníricas e fantásticas. Elementos como distorções da realidade, metamorfoses, seres híbridos e ambientes estranhos eram comuns.

Principais artistas e obras do Surrealismo

Pintura

No âmbito das artes plásticas, o pintor catalão Salvador Dalí é o nome mais conhecido do surrealismo. Na primeira fase do movimento, foram seguidas noções do dadaísmo como os pré-julgamentos, que criaram objetos fora do contexto, ou objetos surrealistas.

Muitos artistas usavam meios técnicos tradicionais da pintura, e representavam mitos, fábulas e sonhos, que seguiam as normas surrealistas criadas em 1924 por Breton.

Algumas dessas normas eram a exaltação dos processos oníricos e da imaginação, assim como demonstrações da paixão erótica e do humor corrosivo. Eram, portanto, manifestações opostas à cultura e aos valores tradicionais burgueses.

A Galeria Surrealista foi fundada por um grupo em 1926 e a partir de 1930 o surrealismo começou a se propagar para além de França.

Algumas exposições importantes foram organizadas na Dinamarca, Tchecoslováquia, Canárias, Londres, Nova Iorque e também em Paris (1938), onde foram reveladas obras de artistas de 22 países. Neste período novos membros se juntaram ao movimento, entre eles Salvador Dali e Giacometti.

Salvador Dalí

A persistência da memória (1931), do pintor espanhol Salvador Dali.
A persistência da memória (1931), do pintor espanhol Salvador Dali. Pintura a óleo.
kumachenkova/Shutterstock.com

Salvador Domingo Felipe Jacinto Dali i Domènech, mais conhecido como Salvador Dalí, é, sem dúvida, o artista mais conhecido do Surrealismo.

Nascido em 1904 na cidade de Figueres, Espanha, Dalí desenvolveu um estilo único e inconfundível, tanto em seus trabalhos quanto em seus modos, tornando-se mundialmente famoso. É autor de obras surrealistas emblemáticas, como "A persistência da memória", de 1931.

Além da pintura, também atuou no cinema, na fotografia, na escultura e na poesia.

Faleceu em sua cidade natal, em 1989, aos 84 anos.

René Magritte

Milão, Itália - 27 de janeiro de 2018: Famosa pintura surrealista, A traição das imagens (1929), de Magritte em selo postal.
Milão, Itália - 27 de janeiro de 2018: Famosa pintura surrealista, A traição das imagens (1929), de Magritte em selo postal. Spatuletail/Shutterstock.com

O belga René François Ghislain Magritte (1898-1967) foi um dos principais artistas do Surrealismo. Influenciado pela pintura metafísica de Giorgio de Chirico, desenvolveu um estilo singular, chamado ora de surrealismo realista, ora de realismo mágico.

Suas obras costumam apresentar uma espécie de paradoxo visual: enquanto os elementos são representados de maneira realista, a junção desses mesmos elementos forma um conjunto insólito, realçando o caráter metafórico de sua obra.

Joan Miró

Joan Miró i Ferrà (1893-1983) foi um dos mais importantes artistas do Surrealismo. O pintor e escultor espanhol mudou-se no início do século XX para Paris, onde entrou em contato com as vanguardas modernistas, especialmente o Dadaísmo e o Fauvismo. Após conhecer o poeta André Breton, em 1923, integrou o então recém-formado grupo surrealista.

A obra de Miró é marcada por uma simbologia que remete à fantasia, mas sem adentrar nas teses freudianas, como muitos dos seus colegas.

O uso frequente de pontos e linhas dispostos de maneira espontânea na tela vazia demonstra a "tradução poética" da realidade pretendida pelo pintor: o signo é muito mais uma metáfora do que propriamente uma imagem.

Max Ernst

Rosto de medo e horror. Max Ernst
Rosto de medo e horror. Pesadelo assustador. Inspiração colorida do surrealismo e da pintura dada de Max Ernst. Ilustração. Cassette Bleue/Shutterstock.com

Max Ernst (1891-1976) foi um pintor, poeta e escultor surrealista de grande relevância. Auto-didata, aprendeu a pintar sozinho enquanto estudava Psicologia e Filosofia na Alemanha. Seus primeiros trabalhos, entretanto, foram interrompidos pela eclosão da Primeira Grande Guerra, para a qual foi convocado.

Em 1922, mudou-se para Paris, onde entra em contato com o grupo surrealista capitaneado por André Breton. É desse período que datam suas obras mais conhecidas, marcadas pela busca incessante por novas técnicas expressivas, bem como pelo simbolismo alusivo à psicanálise freudiana.

Literatura

Os surrealistas defenderam uma ótica particular para interpretar o mundo natural e o das ações humanas. Esta ótica também explicava a função da poesia e da arte, de uma forma totalmente liberta do predomínio da razão.

As obras literárias Os Cantos de Maldoror, do Conde de Lautréamont, e o poema O Barco Ébrio, de Arthur Rimbaud, são apontadas por vários especialistas como as principais obras que antecedem o surrealismo. Nelas já se percebe a exploração intencional do e do inconsciente, características do surrealismo.

Principais escritores surrealistas:

  • André Breton: Manifesto do Surrealismo (1924), Nadja (1928).

  • Louis Aragon: Anicet ou o Panorama (1921), Le Paysan de Paris (1926).

  • Philippe Soupault: Os Campos Magnéticos (1920), Le Nègre (1927).

  • Paul Éluard: Poèmes à Lou (1920), Capitale de la Douleur (1926).

  • Benjamin Péret: Le Passager du transatlantique (1921), Dormir debout (1923).

Outros artistas e obras

  • Luis Buñuel: cineasta espanhol, considerado o pai do cinema surrealista. Seus filmes exploram temas como o sonho, o desejo, a sexualidade e a crítica social. Obras: Un Chien Andalou (1929), L'Âge d'Or (1930), Viridiana (1961), O Anjo Exterminador (1962).

  • Germaine Dulac: cineasta francesa conhecida por seus filmes experimentais e pela utilização de técnicas surrealistas. Obras: La Souriante Madame Beudet (1923), Thèmes et Variations (1928), La Coquille et le Clergyman (1928).

  • Hans Arp: artista franco-alemão que criou esculturas abstratas biomórficas. Obras: Tête et coquillage (1927), Concrétion humaine (1930), Feuille d'acanthe (1937).

  • Alberto Giacometti: escultor suíço conhecido por suas figuras finas e alongadas. Obras: L'Homme qui marche (1960), Femme de Venise IV (1956), La Cage (1950).

Origem do Surrealismo

A origem do termo "surrealismo" ocorreu em 1917, por meio de Guillaume Apollinaire, que significa "o que está acima do realismo". Apesar disso, enquanto movimento artístico e literário, só surgiu em França na década de 1920.

O surrealismo tinha como objetivo ultrapassar os limites à imaginação estabelecidos pelo pensamento burguês, bem como a tradição do pensamento lógico e os ideais artísticos em vigor desde o Renascimento.

O movimento surrealista evoluiu, apesar de ter estado em risco de ser exterminado, ao surgirem manifestações contrárias baseadas no anarquismo. Muitos pensadores do movimento trocavam acusações, afirmando que não seguiam os propósitos do surrealismo.

Apesar deste clima de tensão, o surrealismo prosperou, influenciando o pensamento humano. Criou uma nova concepção do mundo e do ser humano, além de uma mudança relevante no processo artístico.

Alguns estudiosos afirmam que o surrealismo esteve em processo de gestação até 1924, quando surgiu o Manifesto do Surrealismo, de autoria de André Breton.

Em substituição do sistema de valores que pretendiam abolir, os dadaístas e os primeiros surrealistas recorreram às teorias psicanalíticas, de recente difusão, para formular um novo pensamento poético.

Com o início da II Guerra Mundial, os surrealistas se espalharam e pouco tempo depois o movimento foi disseminado pela Europa, apesar das divergências de opiniões e posições políticas entre os membros.

Surrealismo no Brasil

No Brasil, as noções surrealistas começaram a surgir entre 1920 e 1930, por elementos que participaram da Semana de Arte Moderna de 22.

Alguns dos artistas brasileiros surrealistas (ou com tendências surrealistas) mais conhecidos são: Tarsila do Amaral, Maria Martins, Cícero Dias, Ismael Nery, entre outros.

Nery
Ismael Nery – Auto-retrato, 1927.

Bibliografia:

  • CARPEAUX, Otto Maria. As revoltas modernistas na literatura. Rio de Janeiro, Ediouro, 1968.

  • GUINSBURG, J. & LEIRNER, Sheila. O Surrealismo. São Paulo, Ed. Perspectiva, 2008.

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