Significado de Oxidante

O que é um Oxidante:

Oxidante é a palavra que significa um agente ou substância responsável por causar oxidação.

Um elemento oxidante é aquele que alcança um estado energético mais estável através do ganho de elétrons. O agente oxidante provoca a oxidação (perda de elétrons de uma substância) do agente redutor, ficando com alguns dos seus elétrons.

O potencial redox indica a força de um oxidante em um determinado substrato, ou seja, a sua capacidade de perder ou ganhar elétrons. O número de oxidação (NOX) de um agente oxidante diminui.

Alguns agentes oxidantes mais conhecidos são: o iodo, permanganato de potássio, ácido nítrico, etc.

Substâncias oxidantes também são muito usadas para mudar a coloração dos cabelos, como água oxigenada, por exemplo. Também existem oxidantes que têm como objetivo eliminar substâncias que contaminantes em certos meios, como por exemplo piscinas.

Oxidantes fotoquímicos

São conhecidos como oxidantes fotoquímicos substâncias poluentes, que são gases formados por óxidos de nitrogênio e combustíveis que são queimados de forma incompleta.

Essas substâncias químicas têm esse nome (foto, que significa luz) porque são ativadas pela luz solar. Os oxidantes fotoquímicos estão relacionados com a poluição atmosférica e com fenômenos como o smog (uma espécie de nevoeiro formado por uma fumaça).

Veja também:

  • Oxidação

Data de atualização: 29/08/2014.